Publicado em 08/10/2020 às 10:00, Atualizado em 08/10/2020 às 10:52

Governo do Estado assina convênio para testes de vacina contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, destacou que as pesquisas são importantes para o combate do coronavírus.

Redação,
Cb image default
Foto: Saul Schramm

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, assinou na tarde desta quarta-feira (7) termo de cooperação técnica para a realização dos testes de vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Ao todo, serão testadas quatro vacinas no Estado.

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, destacou que as pesquisas são importantes para o combate do coronavírus. “Sempre seremos parceiros de ações que possam trazer avanços nessa luta contra a Covid-19”, disse.

O termo de cooperação foi assinado pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, e pelos médicos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio, que conduzem o estudo da vacina Janssen-Cilag.

Ana Lúcia Lyrio explicou que a captação de voluntários para os testes da vacina deve começar em 15 dias. “Serão testadas dois mil voluntários. No primeiro grupo serão vacinadas pessoas entre 18 e 58 anos, dando preferência para profissionais da saúde e de segurança pública”, disse.

A SES irá prestar apoio ao Estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para avaliar a eficácia e a segurança para prevenção da Covid-19 mediada pelo SARS-CoV-2 em adultos com 18 anos de idade ou mais. Os testes serão aplicados em dois mil voluntários.

A Secretaria de Estado de Saúde irá fornecer estrutura física adequada para o bom funcionamento dos testes, como a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen).

A responsabilidade pela execução do estudo cabe aos pesquisadores, não havendo nenhum tipo de vínculo entre os voluntários da pesquisa e a SES. Não haverá repasse de recursos financeiros entre a SES e os realizadores da pesquisa.

A segunda vacina a ser testada em Mato Grosso do Sul é a Coronavac, em parceria do Instituto Butantã e o laboratório Sinovac. Os estudos também serão feitos pelos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio. A vacina será testada em um grupo de mil voluntários, todos profissionais de saúde. A expectativa é que os testes comecem em dez dias.

A terceira vacina a ser testada no Estado é a vacina da BCG (usada para prevenir a tuberculose), que está sendo realizador pelo pesquisador Julio Crodda. Dois mil voluntários irão receber a vacina BCG com objetivo de verificar a proteção do imunizante contra a Covid-19. Os testes devem começam em 19 de outubro.

A quarta vacina contra coronavírus a ser testada em Mato Grosso do Sul é a desenvolvida pelo laboratório Sanofi. Entretanto, os testes dessa vacina devem iniciar só a partir de janeiro de 2021.