Buscar

09/02/2021 às 15:19, Atualizado em 09/02/2021 às 16:21

Governo de MS luta na Justiça para comprar 1 milhão de doses da vacina Sputnik V

Estado da Bahia deu pontapé na ação, que agora tem a participação de Mato Grosso do Sul

Cb image default
Divulgação

O governo do estado de Mato Grosso do Sul, através da PGE-MS (Procuradoria-Geral), quer que o STF (Supremo Tribunal Federal) autorize a compra de doses da vacina russa Sputnik V para imunizar todos os grupos prioritários até julho.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou ao TopMídiaNews que Mato Grosso do Sul iniciou petição como “Amicus Curiae”, que significa ‘amigos da corte’ após o governo da Bahia entrar com ação em 16 de janeiro. A Bahia pediu ao STF para ter autorização de compra direta das vacinas em um acordo de cooperação para 50 milhões de doses, que já havia sido assinado em setembro.

Resende afirma que o Estado também pode ser beneficiado com a autorização, caso a Bahia tenha resultado positivo na ação. “Nós entramos como ‘amigos da causa’ porque, se a Bahia puder comprar, nós também vamos poder. Estamos na luta para que possamos acelerar o processo de imunização em MS. Se a gente conseguir a compra, vamos salvar vidas e diminuir o número de casos, óbitos e internações. E para que a gente se prepare para um advento de novas ondas ou cepas variáveis do vírus. Quanto mais acelerada a imunização, menos vamos ter casos, óbitos, internações e variantes que podem sofrer processo de mutação e ocorrer como na Inglaterra, onde as cepas estão mais agressivas”.

O secretário revela que possui, liberados pelo governo do estado, R$ 100 milhões para compra de vacinas. “Quero comprar 1 milhão de doses, que dará para imunizar 500 mil pessoas. Se a gente conseguir isso, a gente poderá aguardar com mais tranquilidade o encaminhamento das vacinas pelo Ministério da Saúde pelo Plano Nacional de Imunização”, disse ele, que reforçou que espera que o governo federal acelere o processo de distribuição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.