Publicado em 20/05/2020 às 17:30, Atualizado em 20/05/2020 às 17:17

Falta de atualização em plataforma deixa 770 exames ainda como "suspeitos" em MS

Todos os dados devem ser inseridos no Sivep Gripe e-SUS VE, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (20), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou o boletim epidemiológico do coronavírus, com um aumento expressivo de números de casos em investigação, somando 770. No último documento publicado na terça-feira, eram 77 casos.

Na coletiva, via internet, a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, relatou que esse crescimento deve-se por falta de atualização na plataforma, por parte de 70 municípios.

Todos os dados devem ser inseridos no Sivep Gripe e-SUS VE, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Segundo a secretária-adjunta da pasta da Saúde, apesar de terem recebido os resultados dos laboratórios, os municípios ainda não encerram os casos dentro do sistema, impossibilitando a consolidação dos dados.

“Os municípios devem fazer um momento de tarefa árdua, se reúnam para rapidamente inserir os seus casos [no sistema] porque os resultados já foram disponibilizados, para que a gente possa consolidar de uma forma mais ágil, mais célere essa investigação ”, relata ela.

Situação do Covid-19 em MS

Em Mato Grosso do Sul foram confirmados 693 casos de Covid-19. Do total de infectados, 259 estão recuperados e 390 são monitorados em isolamento domiciliar.

Consta no boletim que 30 pessoas estão internadas no Estado, sendo que três delas não são contabilizadas como caso confirmado de Mato Grosso do Sul, pois são de outros estados.

Dos pacientes hospitalizados, 19 estão em leitos clínicos e 11 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em Mato Grosso do Sul, foram registradas 5.800 notificações, 4.316 foram descartadas e 21 excluídas. O Estado confirmou 17 óbitos.