Buscar

24/01/2026 às 10:31, Atualizado em 24/01/2026 às 10:33

Fake news sobre covid-19 volta a circular em aplicativos de mensagens

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde não foi registrado aumento de casos em 2026

Áudios alarmantes com afirmações falsas sobre o aumento de casos de covid-19 no período pré-carnaval, voltaram a circular em grupos de aplicativos de mensagens. No entanto, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou ontem, dia 23-01, que os registros da doença não indicam crescimento, conforme o monitoramento epidemiológico de rotina.

A SES também informou que, até o momento, não foi identificado aumento no número de casos nem de óbitos por Covid-19 em Mato Grosso do Sul. No entanto, a pasta explicou que, devido a uma interrupção no fluxo de dados da doença em todos os estados, para atualização das bases do Ministério da Saúde, não é possível realizar uma análise comparativa entre os primeiros dias de 2026 e o mesmo período do ano passado.

Para fins de transparência, a secretaria divulgou que, nas primeiras semanas deste ano, foram registrados três casos de internação por Covid-19 no Estado. Já nas últimas três semanas de 2025, houve 14 hospitalizações pela doença.

Em uma das mensagens enviadas em grupos de WhatsApp, uma mulher afirma trabalhar em um hospital e pede que as pessoas avisem amigos para usarem máscara e fazerem estoque de álcool, alegando que os casos de Covid-19 estariam em alta e que a informação “não pode divulgar”.

“Não pode divulgar, vão esperar passar o carnaval. É dengue, Chikungunya, zika, está em alta tá? Então avisa o máximo que você puder, porque tem muita gente morrendo dentro do hospital”, relata a mensagem, que contém informações falsas. A única morte confirmada em Mato Grosso do Sul nos últimos meses, aconteceu no dia 10 de dezembro.

Com informações do Campo Grande News

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.