Publicado em 16/04/2019 às 11:30, Atualizado em 15/04/2019 às 23:33

Epidemia de dengue coloca maior cidade do interior em emergência

Dourados tem quase 1.200 casos notificados e 373 confirmados; duas pessoas já morreram com a doença na cidade este ano.

Redação,
Cb image default
Mutirão contra mosquito da dengue tem apoio de voluntários, mas casos continuam aumentando (Foto: Divulgação)

Com quase 1.200 casos notificados, 373 confirmados até a semana passada e duas mortes, a cidade de Dourados, decretou situação de emergência devido à dengue, tratada como epidemia pela prefeitura.

Assinado pela prefeita Délia Razuk (PR) e pelo procurador-geral do município Sergio Henrique Pereira Martins de Araújo, o decreto de situação de emergência foi publicado nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial do Município.

De acordo com a prefeitura, a situação de emergência tem como base a lei 6.259, de 30 de outubro de 1975, que trata das ações de vigilância epidemiológica e estabelece normas relativas à notificação compulsória de doença e dá outra providencias. A prefeitura ainda se baseia na portaria 204 do Ministério da Saúde, de 17 de fevereiro de 2016.

Com a epidemia, segundo a prefeitura, teve aumento da demanda por exames laboratoriais, consultas médicas, produtos e serviços de saúde, além de “expressivo aumento” do número de consultas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e demais unidades da rede.

Dourados está entre os 56 municípios de Mato Grosso do Sul com alta incidência de dengue. Até a semana passada o índice estava em 534 casos notificados para cada grupo de cem mil habitantes.

Fonte - Campograndenews