Publicado em 22/08/2020 às 14:40, Atualizado em 22/08/2020 às 11:42

Enfermeira de Bataguassu desabafa sobre "festinhas" em depoimento ao Jornal Nacional

Em depoimento em rede nacional a profissional de saúde lamentou a desobediência de alguns moradores da cidade

Redação,
Cb image default
Kellen Bispo falou sobre como o descuido da população com a Covid-19 afeta - Foto: Reprodução

A enfermeira Kellen Hollo Bispo, que trabalha em Bataguassu, desabafou em quadro do Jornal Nacional, "Aqui Dentro", sobre como o desrespeito às normas de segurança contra a Covid-19 por parte da população afeta os profissionais da saúde.

Em depoimento em rede nacional a profissional de saúde lamentou a desobediência de alguns moradores da cidade que mesmo diante da pandemia teimam em realizar festas particulares “Nós profissionais da saúde estamos todos dispostos a ajudar mais os pacientes não tem levado a sério. Acabamos nos isolando, saímos de casa para trabalhar, e ficamos sabendo de festinhas. Quem está na guerra não tem festinha, jantarzinho, encontro de amigos. Quem acaba sofrendo somos nós, porque, a tensão é: o próximo pode ser eu, pode ser você”.

A situação sitada pela enfermeira vem sendo assunto de debate desde do inicio da pandemia e já mobilizou tanto as forças de segurança quanto os orgãos públicos.

Mas por que fazer uma festa, ainda que com poucas pessoas, pode ser perigoso?

Segundo especialistas, isso se deve principalmente ao fato de que o novo coronavírus é altamente contagioso.

Seu "número reprodutivo" varia de 2,2 a 3,3, dependendo da metodologia usada. No jargão científico, isso significa para quantas pessoas uma pessoa infectada pode transmitir o vírus.

O da gripe, por exemplo, é de 1,3. Isso significa que uma pessoa com o vírus pode infectar outras 30 em apenas cinco dias, estimam especialistas.

Esse é o motivo pelo qual governos ao redor do mundo decretaram medidas rígidas de isolamento social.

Com menos pessoas interagindo, o número de novos infectados tende a cair e, com isso, menos pessoas vão adoecer, evitando a saturação do sistema de saúde.

Em Bataguassu, a prefeitura disponibiliza desde do inicio da pandemia um número de WhatsApp (67) 9 84716672 para que os moradores possam denunciar ações de descumprimento aos Decretos Municipais em vigor que orientam ações de combate a Covid-19 (Coronavírus).

O contato telefônico estará diretamente ligado aos membros da Central de Fiscalização Covid-19. Todos os moradores podem fazer denúncias, caso vejam ou percebam descumprimento das medidas adotadas ao combate do Coronavírus.

Conteúdo - CenarioMS