Buscar

06/03/2020 às 11:30, Atualizado em 06/03/2020 às 12:07

Em uma semana, MS registra quatro mil novas notificações de dengue

Ao todo, 67 municípios apresentam incidência de notificações considerada alta.

A quantidade de sul-mato-grossenses com suspeitas de dengue continua aumentando a cada dia que passa. Dados do Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram que do dia 27 de fevereiro até esta quinta-feira (5), 3.972 novos casos foram registrados e devem passar por análises. Já são 24.416 notificações em Mato Grosso do Sul em 2020.

Ao todo, 67 municípios apresentam incidência de notificações considerada alta, de acordo com a densidade populacional de cada uma das cidades. Mais de 8 mil casos de dengue foram confirmados no Estado em 2020.

Além das 13 mortes já confirmadas em Mato Grosso do Sul, quatro estão sendo investigadas e caso haja confirmação, os óbitos vão representar mais da metade do total de 2019, como já divulgado pelo Dourados News recentemente.

Em entrevista concedida ontem (4) durante agenda em Dourados, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira, reafirmou que a principal preocupação da saúde pública estadual é a epidemia de dengue em cidades de Mato Grosso do Sul.

Na oportunidade, Pereira chamou a atenção para a quantidade de mortes que já ocorreram por causa da dengue e que, para o secretário, poderiam ter sido evitadas. “Isso mostra que a população está negligenciando sua tarefa de ajudar as secretarias municipais de saúde com todo seu aparato”, destacou.

DOURADOS

A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul está em 69º colocação no ranking de incidência de notificações. São 553 notificações e 146 casos confirmados em Dourados até esta quinta-feira (5). Não há registro de morte pela doença neste ano.

Em 2019, Dourados teve 5.880 casos notificados e 3.566 confirmados de dengue, com oito mortes. De Zika houve oito notificações e duas confirmações, e de Chikungunya 37 suspeitas e 9 confirmados durante o último ano.

COMBATE

A prefeitura de Dourados realiza o mutirão “Sábado sem Mosquito” para a região do Jardim Flórida neste sábado (8).

A ação terá às 8 horas e será desenvolvido pelas secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos e o Imam (Instituto do Meio Ambiente) e tem por objetivo eliminar focos de procriação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente diminuir os casos de dengue, zika e chikungunya no Município.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.