Publicado em 14/01/2017 às 14:08, Atualizado em 14/01/2017 às 13:10

Em 2 semanas, número de casos de chikungunya se iguala a 2016

Concentram um caso apenas Dourados, Inocência, Ivinhema e Três Lagoas, todos adquiridos nas próprias cidades.

Redação,

Mato Grosso do Sul teve 24 casos confirmados de febre chikungunya nas duas primeiras semanas de 2017, segundo boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). A quantidade é a mesma registrada durante todo o ano de 2016. Dos casos recentes, Campo Grande concentra nove deles, dois quais um foi importado do estado de Alagoas e oito são autóctones, ou seja, foram contraídos pelos pacientes no próprio município.

Corumbá concentra segunda maior quantidade de doentes, em todos eles o vírus foi adquirido no próprio município.

Aquidauana, Jardim e Ladário têm dois casos confirmados cada um. No primeiro município, ambos são autóctones e nos outros, os pacientes foram picados pelo mosquito contaminado durante viagem ao Rio de Janeiro.

Concentram um caso apenas Dourados, Inocência, Ivinhema e Três Lagoas, todos adquiridos nas próprias cidades.

A secretaria alerta a população que procure atendimento diante dos sintomas: febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações de inicio agudo, acompanhada ou não de edemas (inchaço), não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas onde estejam ocorrendo casos suspeitos até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo com algum caso confirmado.

Em alguns casos, as dores permanecem nos pacientes durante meses e anos. Não há vacinas ou remédios específicos para combater a doença e o tratamento é feito através da redução dos sintomas. Por isso, a recomendação é eliminar os criadouros do mosquito que transmite a chikungunya, evitando deixar água acumulada.

Fonte - Campograndenews