Publicado em 30/03/2020 às 08:30, Atualizado em 30/03/2020 às 00:18

Dos casos confirmados de Covid-19, 12 pacientes são considerados curados em MS

Os pacientes considerados "curados" já tiveram alta hospital.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Dos 36 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), 12 já são consideradas curados da doença em Mato Grosso do Sul, uma vez que o paciente não apresenta mais os sintomas e receba alta médica, conforme a afirmação da secretária-ajunta da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Christine Maymone, e o secretário de saúde Geraldo Rezende, na tarde deste domingo (29).

Durante a apresentação do boletim epidemiológico do vírus, os representantes foram questionados se já houve cura da doença no Estado. Conforme a secretária-adjunta, o vírus é novo para a ciência, e a SES tem recebido constante orientação do Ministério da Saúde. Afinal, ainda não foi criada uma vacina de imunização ou cura do vírus.

“12 (pacientes) já foram dispensados pelo médico e considerados curados. Precisamos ter transparência, mas lembrando que é um vírus novo, estamos descobrindo e nos desdobrando com pesquisas, artigos científicos. Assim como orientado pelo Ministério da Saúde, se o paciente finalizou a quarentena e teve liberação de um profissional, entendemos como curado”, informa.

O secretário complementou informando que, até o momento, são 20 pessoas em isolamento domiciliar, sendo quatro casos graves, um em Dourados e três em Campo Grande.

“Numa linguagem popular, podemos dizer que estão curados. Estamos falando também de pessoas que deixaram a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e passaram para um quarto ou isolamento domiciliar. No caso grave, de Dourados, ela teve contato com um infectado que veio da Bélgica. Tivemos aumento hoje de mais 5 casos confirmados, sendo que um deles é da irmã deste caso de Dourados”, explicou.

Em Nova Andradina 11 suspeitos estão sendo monitorados, informou o secretário Arion Aislan neste domingo.