Buscar

25/09/2020 às 09:30, Atualizado em 24/09/2020 às 20:55

Diagnosticados com Covid serão rastreados e monitorados diariamente em MS

Programa Rastrear foi desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde

Cb image default
Divulgação

A partir de segunda-feira (28), Mato Grosso do Sul vai utilizar um novo programa para monitoramento diário de pacientes diagnosticados com coronavírus e dos contatos deles, o Rastrear.

Objetivo é quebrar a cadeia do vírus e diminuir a taxa de contágio no Estado.

Programa Rastrear foi desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

“Mato Grosso do Sul será o único Estado a fazer esse tipo de acompanhamento. O Programa é uma nova estratégia, que estamos lançando com o objetivo de diminuir a taxa de contágio”, disse o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Consultor epidemiológico da Opas, Rodrigo Said, afirmou que o rastreamento é importante para identificação precoce dos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Programa permitirá que a localização e identificação de todos os contados de pessoas diagnosticas com a Covid.

“A partir dessa identificação, as equipes de saúde vão elaborar uma estratégia de monitoramento diário de aparecimento de sinais e sintomas de Covid”, disse Said.

Monitoramento será feito por um profissional da Secretaria de Saúde, que irá apurar diariamente com quem a pessoa teve contato.

“Os profissionais vão criar uma cadeia de relacionamentos, de contatos, onde o desafio maior será identificar o mais rápido possível uma pessoa contaminada”, disse o coordenador de Tecnologia da Informação da SES.

Programa Rastrear será operacionalizado nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Taxa de contágio, até ontem, estava em 1,03 no Estado. Conforme Resende, objetivo é reduzir para abaixo de 1.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.