Buscar

06/10/2018 às 14:33, Atualizado em 06/10/2018 às 11:36

Diabetes pode começar mais de 20 anos antes do diagnóstico, diz estudo

O estudo japonês rastreou mais de 27.000 adultos não diabéticos .

Cb image default
Divulgação

Os primeiros sinais de diabetes tipo 2 podem ser identificados mais de 20 anos antes do diagnóstico, de acordo com uma nova pesquisa apresentada no Encontro Anual da Associação Européia para o Estudo do Diabetes (EASD) em Berlim, na Alemanha, de 1 a 5 de outubro.

O estudo japonês rastreou mais de 27.000 adultos não diabéticos (idade média 49 anos) entre 2005 e 2016 e descobriu que o aumento da glicose em jejum, maior índice de massa corporal (IMC) e sensibilidade à insulina foram detectados até 10 anos antes do diagnóstico de diabetes bem como pré-diabetes.

"Como a grande maioria das pessoas com diabetes tipo 2 passa pelo estágio de pré-diabetes, nossos achados sugerem que os marcadores metabólicos elevados para o diabetes são detectáveis ??mais de 20 anos antes de seu diagnóstico", diz o Dr. Hiroyuki Sagesaka do Hospital Aizawa em Matsumoto, Japão, que liderou a pesquisa.

Pesquisas anteriores sugerem que fatores de risco como obesidade e glicemia de jejum elevada podem estar presentes até 10 anos antes que alguém seja diagnosticado com diabetes. No entanto, o ponto no tempo em que os indivíduos que desenvolvem diabetes e aqueles que não se tornam substancialmente diferentes uns dos outros não era conhecido até agora.

O estudo

Sagesaka e colegas avaliaram as trajetórias de glicemia de jejum, IMC e sensibilidade à insulina em indivíduos que desenvolveram diabetes e pré-diabetes separadamente. No início do estudo, 27.392 indivíduos não diabéticos tiveram glicemia de jejum e glicemia média (HbA1c) mensurados e foram acompanhados até o diagnóstico de diabetes tipo 2 ou pré-diabetes, o que ocorresse primeiro.

Durante o período do estudo, 1067 novos casos de diabetes tipo 2 foram identificados. Os resultados mostraram que, em média, vários fatores de risco foram mais comuns entre os indivíduos que desenvolveram diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que não desenvolveram. Em particular, o IMC, a glicemia de jejum e a resistência à insulina aumentaram até 10 anos antes do diagnóstico, e essas diferenças aumentaram com o tempo.

Por exemplo, glicemia de jejum média:

10 anos antes do diagnóstico: 101,5 mg / dL dos que desenvolveram diabetes versus 94,5 mg/dL daqueles que não o fizeram

5 anos antes do diagnóstico: 105 mg /dL dos que desenvolveram versus 94 mg / dL dos que não desenvolveram

1 ano antes: 110 mg/dL dos que desenvolveram versus 94 mg / dL dos que não desenvolveram

Dos 15.778 indivíduos com glicemia normal no exame inicial de saúde, 4781 desenvolveram pré-diabetes durante o período do estudo, e as mesmas anormalidades, embora em menor grau, estiveram presentes pelo menos 10 anos antes do diagnóstico de pré-diabetes.

A pesquisa tem implicações importantes, dado que cerca de 425 milhões de adultos (com idades entre 20 e 79 anos) viviam com diabetes em 2017, e isso deve aumentar para 629 milhões até 2045.

"Como os testes de prevenção em pessoas com pré-diabetes parecem ser menos bem-sucedidos durante o acompanhamento a longo prazo, talvez precisemos intervir muito antes do estágio pré-diabetes para evitar a progressão para diabetes. Uma trajetória de intervenção muito anterior, relacionada a drogas ou estilo de vida", diz o Dr. Sagesaka.

Fonte - G1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.