Buscar

11/05/2020 às 16:28, Atualizado em 11/05/2020 às 17:30

Coronavírus contamina 35 funcionários de 2 empresas em cidade do interior

A secretária afirma que há um alojamento de trabalhadores na sede da Frigg na Fazenda e que as unidades das três empresas não estão fechadas, apenas aplicam barreiras sanitárias

Além dos frigoríficos, a cadeia de eucalipto, papel e celulose também espalha contágio do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. As informações são do site Campo Grande News.

Em Ribas do Rio Pardo a vinda de um funcionário da Eldorado Celulose, com sede em Três Lagoas, para trabalhar na área de plantio de eucalipto da Frigg Florestal na Fazenda Pântano, gerou, até agora, 6 casos confirmados de covid-19 na cidade. O número foi divulgado no boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta segunda-feira (11).

Secretária Municipal de Saúde, Helenice Regina de Arruda Falcão afirma que são três empresas ligadas à indústria florestal as responsáveis pela origem do contágio que além de 6 casos confirmados, deixa 29 pessoas em quarentena e mais 1 caso suspeito, que aguarda confirmação do exame. No total, 35 pessoas estão em quarentena na cidade.

Conforme a secretária, a Frigg contratou a Eldorado, que processa celulose e forma o maior polo desse tipo de indústria na américa latina, na região, e a Gafor (que trabalha com o transporte do eucalipto) e dessa forma, trabalhadores e familiares dos funcionários acabaram contaminados.

“Então todos os nossos casos positivos estão relacionados com esses que são funcionários das empresas contratadas. Esse primeiro passou no hospital daqui e iria ficar em quarentena aqui, mas ele pediu se poderia voltar para a casa dele em Três Lagoas porque preferia fazer quarentena lá, então autorizamos e avisamos a vigilância de Três Lagoas”, comentou.

A secretária afirma que há um alojamento de trabalhadores na sede da Frigg na Fazenda e que as unidades das três empresas não estão fechadas, apenas aplicam barreiras sanitárias com medidores de temperatura e acompanhamento de casos suspeitos. Entretanto, o novo coronavírus pode ficar assintomático em algumas pessoas e ainda assim ser transmitido.

Lockdown – A secretária também disse descartar a possibilidade de lockdown por enquanto, o fechamento completo de serviços, que ocorreu em Guia Lopes da Laguna após contágio em um frigorífico. Ela afirma que decreto será publicado amanhã (12) para estender o fechamento da rodoviária por mais 15 dias e tornar o uso de máscaras obrigatório em locais públicos.

Em entrevista ao vivo à uma rádio da cidade nesta segunda-feira, a secretária e o prefeito da cidade Paulo Tucura (MDB) disseram que as máscaras já começam a ser distribuídas ainda nesta segunda e quem não tiver o EPI (Equipamento de Proteção Individual) pode procurar a prefeitura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.