Publicado em 18/11/2020 às 10:00, Atualizado em 18/11/2020 às 10:41

Coronavac apresenta segurança e resposta satisfatória em testes, diz revista

Avaliação foi feita em relação às fases 1 e 2 dos testes

Redação,
Cb image default
Foto - Reprodução TV Globo

A revista científica The Lancet publicou, nesta terça-feira (17), resultados dos testes da vacina Coronavac em humanos nas fases 1 e 2. A conclusão é que o imunizante mostrou segurança e resposta imune satisfatória nessas etapas dos estudos.

A Covonavac é produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac e está em testes no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.

Segundo o G1, a fase 2 dos testes de uma vacina verifica a segurança e a capacidade de gerar uma resposta do sistema de defesa. Normalmente, ela é feita com centenas de voluntários. Já a fase 1 é feita em dezenas de pessoas, e a 3, em milhares. É na fase 3 que será medida a eficácia da vacina.

Ainda segundo o artigo, os testes foram feitos em 743 pessoas e os participantes eram adultos saudáveis de 18 a 59 anos da China e foram escolhidos aleatoriamente para receber duas doses da vacina experimental: dose baixa de 3 microgramas, dose alta de 6 microgramas, ou placebo. Segundo a pesquisa, as respostas de anticorpos foram induzidas no prazo de até 28 dias após a primeira imunização.

Outros pontos destacados nessa publicação é que os efeitos colaterais mais comuns foram dor no local da aplicação. A vacina tem duas doses e parece ser segura e bem tolerada. O estudo, no entanto, não avaliou a eficácia na prevenção da infecção por covid-19.