Buscar

23/11/2020 às 17:00, Atualizado em 23/11/2020 às 15:08

Coreia do Sul enfrenta terceira onda de COVID-19

O país registrou 363 novas infecções no último dia 20/11, marcando o terceiro dia consecutivo em que os casos ultrapassaram 300.

A Coreia do Sul está enfrentando uma terceira onda de infecções por coronavírus na área metropolitana de Seul, disseram autoridades de saúde na sexta-feira (20/11), enquanto pediam às pessoas que evitassem reuniões sociais e alertavam sobre novas restrições de distanciamento social.

O país registrou 363 novas infecções no último dia 20/11, marcando o terceiro dia consecutivo em que os casos ultrapassaram 300. O número diário é o mais alto desde o final de agosto. Mais de 200 dos novos casos foram localizados na área metropolitana de Seul, onde vive cerca de metade dos 52 milhões de habitantes da Coreia do Sul.

As autoridades de saúde elevaram os regulamentos de distanciamento em um nível no sistema de cinco camadas da Coreia do Sul nesta semana, do Nível 1 para o Nível 1.5. Ir para a próxima etapa, o Nível 2, proibiria qualquer reunião de mais de 100 pessoas e forçaria locais de alto risco, como bares, boates, salas de karaokê e salas de concerto a suspender as operações.

A área de Seul teve uma média de 153 casos por dia na últ passada, e Yoon disse que o governo poderia endurecer ainda mais as diretrizes de distanciamento social se a média subir acima de 200.

Em um discurso transmitido pela televisão, o primeiro-ministro Chung Sye-kyun chamou a última onda de infecções de "crise" e pediu aos sul-coreanos, especialmente aqueles com mais de 60 anos, que "minimizem saídas e reuniões desnecessárias" à medida que o inverno se aproxima.

O primeiro-ministro observou que o último surto está concentrado entre os jovens, com mais de 50% dos pacientes confirmados nas últimas semanas tendo menos de 40 anos, tornando mais difícil rastrear infecções.

Quase meio milhão de alunos do ensino médio sul-coreano estão se preparando para fazer o Teste de Aptidão Escolar, que garante acesso às universidades, no dia 3 de dezembro, e as autoridades de saúde estão tentando conter o surto para permitir que o exame ocorra sem problemas.

Fonte: Republic of Korea. Coronavirus Disease-19. November 20, 2020.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.