Buscar

24/01/2018 às 10:04, Atualizado em 23/01/2018 às 21:33

Confirmação se macaco morreu de febre amarela em MS pode demorar 30 dias, diz secretaria

Material coletado do primata vai ser enviado para instituto em São Paulo.

Cb image default
Divulgação

Os exames para detectar se o macaco achado morto na região de Maracaju, porta a febre amarela podem demorar até 30 dias. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o material do primata irá para análise em São Paulo.

O macaco foi achado em uma propriedade rural entre Rio Brilhante e Maracaju, no último sábado (19). Moradores da região acionaram os bombeiros, que por sua vez acionaram a Vigilância Sanitária de Maracaju.

O cadáver do animal foi levado para a sede do Labcen (Laboratório de Análises Clínicas), em Campo Grande, e agora vai para o Instituto Adolf Lutz, na capital paulista.

Diante de noticiário dando conta de grande número de mortos pela doença, principalmente São Paulo e Minas Gerais, a população local ficou apreensiva com o achado.

No entanto, a Secretaria Estadual informa que nenhum caso de febre amarela foi confirmado em Mato Grosso do Sul. O último caso da doença em humanos registrado no estado foi em 2015, de um viajante que contraiu a doença em outro Estado.

Conforme a SES, caso confirmada a doença no macaco, as autoridades em saúde locais vão seguir as orientações designadas pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo a pasta, MS já é um estado classificado oficialmente como endêmico, ou seja, com ocorrência da doença pelo próprio Ministério.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.