Buscar

14/05/2020 às 15:36, Atualizado em 14/05/2020 às 12:39

Com três novas mortes, MS é o segundo Estado com maior incidência de dengue

No ano, 34 pessoas morreram pela doença, a maioria em Campo Grande.

Cb image default
Divulgação

Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou três novas mortes por dengue em Mato Grosso do Sul, subindo para 34 o número de vítimas da doença neste ano no Estado. Boletim epidemiológico foi divulgado nesta quarta-feira (13).

Além das mortes, o Estado tem 56.144 notificações de dengue no ano. Com uma população estimada em 2.778.956 habitantes, a taxa de incidência é de 2.020,3, o que coloca o Estado em segundo lugar no ranking de estados com maior incidência da doença no País.

É considerada alta incidência quando há mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes. Todos os 79 municípios do Estado se enquadram nesta definição, sendo maior incidência em Novo Horizonte do Sul e o menor em Terenos.

Com relação as mortes, na última semana os óbitos já haviam superado o total registrado nos 12 meses de 2019, quando foram 29 óbitos.

Nos últimos sete dias, três novos casos foram confirmados, sendo as vítimas uma mulher de 59 anos, moradora de Mundo Novo, que tinha como comorbidade hipertensão; uma mulher de 72 anos, de Costa Rica, que sofria de doenças hematológicas e auto-imunes, e uma mulher de 38 anos, de Ponta Porã, que não tinha outras doenças.

No ano, foram registradas mortes em Campo Grande (6), Corumbá (4), Naviraí (3), Mundo Novo (2), Caarapó (2), Chapadão do Sul (2), e um em Aquidauana, Bodoquena, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes, Costa Rica, Cassilândia, Paranaíba, Nova Andradina, Ponta Porã, Itaporã, Dourados, Laguna Carapã, Itaquiraí e Sete Quedas.

Dengue é uma doença febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a SES, enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades (doenças pré-existentes) e infecções secundárias.

Principal forma de prevenção é evitar água parada em qualquer local em que ela possa acumular, que são locais de criadouro do mosquito, que também transmite zika e chikungunya.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.