Buscar

14/05/2020 às 06:30, Atualizado em 13/05/2020 às 22:07

Com 1º caso confirmado, coronavírus chega às aldeias de MS e ameaça quase 18 mil indígenas

Mulher com testagem positiva tem 35 anos e trabalha em um frigorífico do grupo JBS.

O coronavírus entrou na reserva Indígena de Dourados e passa a ser ameaça real para uma população de 17,3 mil indígenas. A informação é da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e revela que a testagem positiva é de uma mulher de 35 anos que está em isolamento domiciliar. Entretanto, para evitar alardes não foi divulgada qual a aldeia que ela reside.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quarta-feira ( 13), a paciente trabalha em um frigorífico do grupo JBS e logo após ser comunicada do resultado do exame, a SES entrou em contato com a diretoria da unidade para as providências relacionadas às medidas preventivas futuras.

O objetivo agora, segundo a SES é fazer um mapeamento sobre os contatos da mulher no trabalho e também na aldeia que ela reside. Para isso, a secretaria conta com o apoio do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus e também do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena).

“Toda equipe de saúde está trabalhando para conter o avanço da doença”, reforça o titular da SES, Geraldo Resende. Segundo ele, nos últimos dias os agentes intensificaram as ações nas aldeias, dando início à coleta de exames nas unidades de saúde das aldeias.

Alerta

No último sábado o MPF (Ministério Público Federal) em Mato grosso do Sul emitiu documento a respeito da intensificações de medidas preventivas nas aldeias, inclusive com recomendações para o uso de máscaras.

A confirmação do primeiro caso é recebida com preocupação pelas autoridades sanitárias, uma vez que as comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul e em especial as de Dourados, não dispõe de água nem para para beber, quanto mais para atender as medidas preventivas de higienização.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.