Publicado em 08/12/2020 às 14:42, Atualizado em 08/12/2020 às 16:43

Casos de dengue em Nova Andradina é três vezes menor que no ano passado

Foram 257 notificações de dengue neste ano, enquanto que no ano anterior houve o registro de 772, ou seja, a incidência da doença foi 3 vezes menor.

Redação,
Cb image default
Divulgação

De janeiro de 2020 até agora, Nova Andradina registrou 257 notificações de dengue. A quantidade é três vezes menor que a registrada no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 772 casos da doença.

Na análise da Secretaria Municipal de Saúde, a queda acentuada nos casos é resultado de várias ações de mobilização contra a dengue, realizadas principalmente nos primeiros meses do ano, com a participação efetiva de todo o governo municipal através do EcoPonto Itinerante e a manutenção das atividades semanais desenvolvidas pelas esquipes do CCZ, Vigilância Sanitária e Equipe Saúde da Família. Aliado a esses fatores, a implantação da coleta seletiva do lixo e a continuidade dos trabalhos das equipes temporárias do mutirão.

A maior incidência de casos ocorreu nas residências. Já o segundo grande fator de incidência foram os depósitos de água parada, que potencializam a proliferação de mosquitos no perímetro urbano.

Segundo dados fornecidos pelo setor de controle de vetores, os Agentes de Endemias realizaram um total de 101.568 visitas e revisitas nos imóveis no ano de 2020, das quais 8.181 dessas estavam fechados, abandonados ou em locais de difícil acesso, representando 7,45% do total de imóveis.

Lira temporariamente suspenso

De acordo com orientação da Secretaria Estadual de Saúde, o Levantamento de Índice Rápido Para Aedes Aegypti (Lira) foi temporariamente suspenso a partir do terceiro ciclo, devido à pandemia, voltando a ser realizado no mês de novembro.

Neste período de suspensão, as equipes realizaram as atividades de rotina com os EPI necessários, evitando contato e aglomerações inerentes a uma atividade de equipe.

Na primeira medição na retomada do Lira, no mês de novembro (ciclo 6), Nova Andradina obteve 0,7% IIP, ou seja, baixo risco de infestação do mosquito.

Apesar dos bons índices, não é hora de baixar a guarda contra o Aedes aegypti. O Alerta vem do secretário municipal de saúde, Sérgio Maximiano. “As chuvas de verão já começaram. Então, o momento é de intensificar a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, também transmissor das febres chikungunya e zika, para evitar a disseminação dessas doenças”, frisou o gestor.

INOVAÇÕES E ESTRATÉGIAS DE 2020

A partir das reuniões do Comitê de Combate ao Aedes Aegypti, no ano de 2020 foi traçado um plano estratégico decisivo para colocar Nova Andradina entre os menos atingidos pela dengue.