Publicado em 09/06/2022 às 11:01, Atualizado em 09/06/2022 às 11:13

Caso de hepatite misteriosa é investigado em bebê de 6 meses em MS

No dia 25 de maio, um bebê morreu com suspeita da doença; ele morava em Dourados

Redação,

O caso de um bebê de 6 meses, morador de Campo Grande, está sendo investigado para saber se está ou não infectado com a hepatite aguda misteriosa.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informa o caso é apenas investigado por enquanto. Só é considerado suspeito "pra valer" quando saírem os primeiros resultados laboratoriais negativos para Hepatites A, B e C, e para as Arboviroses, incluindo a Febre Amarela.

Sendo assim, é preciso aguardar. Ainda não se sabe a origem de fato da infecção.

Casos em MS

Um bebê, de um ano, morreu no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. A criança era de Dourados e estava internada por suspeita de Hepatite ‘misteriosa’.

O caso era monitorado Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), já que estava hospitalizada na Capital. Segundo o site Ligado na Notícia, a secretaria informou que a hepatite aguda já foi descartada, e ainda não há confirmação sobre o que de fato causou a morte da criança.

O Ministério da Saúde analisou o caso e concluiu que o quadro do bebê não correspondia às definições da hepatite 'misteriosa'.

Além deste, outros dois casos de crianças e adolescentes que estavam com suspeita de infecção da hepatite 'misteriosa' também foram descartados na Capital. Estes tiveram exames positivos para dengue.

Outro caso segue em investigação. Um adolescente de 14 anos está internado no Hospital Regional, com suspeita de Hepatite ‘misteriosa’.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que outro caso de criança, internada em Ponta Porã, está sob investigação.

Os exames colhidos em Campo Grande são encaminhados inicialmente para o Lacen (Laboratório Central) e depois enviados ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O que se sabe sobre a hepatite misteriosa?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hepatite é uma inflamação que atinge o fígado causada por uma variedade de vírus infecciosos (hepatite viral) e agentes não-infecciosos. A infecção pode levar a uma série de problemas de saúde, que podem ser fatais.

Os vírus comuns que causam hepatite viral aguda (vírus da hepatite A, B, C, D e E) não foram detectados em nenhum dos casos confirmados até agora, além de sua manifestação súbita e grave em crianças saudáveis ser considerada incomum.

Os sintomas dessa hepatite aguda são em sua maioria gastrointestinais e incluem dor abdominal, diarreia, vômitos, além de icterícia (pele e/ou olhos com cor amarelada).