Buscar

18/08/2021 às 06:30, Atualizado em 17/08/2021 às 17:26

Caravana da Saúde começa a rodar em até 20 dias, diz Geraldo Resende

Resende falou que ainda fará o lançamento oficial do evento para a imprensa, mas que está trabalhando com o "maior cuidado e velocidade possível

Cb image default
Geraldo Resende falou em coletiva que Caravana da Saúde vai voltar com cirurgias eletivas e exames. (Foto: Reprodução/SES) 

Durante coletiva sobre o Prosseguir, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, anunciou que a Caravana da Saúde deve começar a rodar em até 20 dias. Resende falou que ainda fará o lançamento oficial do evento para a imprensa, mas que está trabalhando com o "maior cuidado e velocidade possível".

"Hoje, estamos represados, milhares de pessoas precisam de cirurgia de ortopedia, de quadril, ombro, joelho. Há muitas mulheres que precisam fazer cirurgia da área ginecológica", elencou.

Puxando para a especialidade de Resende, o secretário, que é ginecologista, citou que na fila, ainda existem mulheres que precisam fazer histerectomia, que é a retirada do útero, e outras que sofrem com incontinência urinária.

"Eu sou da área, então, eu acho que é um sofrimento que as mulheres não precisam passar. Há muita gente precisando fazer cirurgias de retina, principalmente, quem tem diabetes", pontuou Geraldo.

O secretário vem comentando desde julho, sobre os planos de reativar a Caravana da Saúde para conseguir por fim à fila de cirurgias eletivas. A estimativa anterior do Governo do Estado era de, utilizando a estrutura já existente dos hospitais, fazer até 1,5 mil cirurgias em um único final de semana, por todo Mato Grosso do Sul.

Exames - Geraldo também falou que vai ficar a cargo da Caravana da Saúde a realização de exames como tomografia, ressonância, endoscopia e colonoscopia.

"Vamos fazer um enfrentamento. A pandemia está aí, mas nós precisamos de cuidados de outros setores que, infelizmente, com a pandemia ficaram 'esquecidos'. Digo entre aspas, porque sempre tivemos atentos, mas a gente quer fazer da Caravana da Saúde o instrumento de resolução desses gargalhos que enfrentamos na saúde pública de Mato Grosso do Sul", finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.