Buscar

30/01/2023 às 11:01, Atualizado em 30/01/2023 às 09:50

Brasil deve registrar 700 mil novos casos de câncer até 2025

A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer e acende o alerta para ajustes no sistema de saúde

Cb image default
O SUS (Sistema Único de Saúde) custeia gratuitamente o tratamento de câncer no Brasil. (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil) 

Cerca de 704 mil casos novos de câncer devem ser registrados por ano no Brasil entre 2023 e 2025. Recém divulgados na publicação "Estimativa 2023: Incidência de Câncer no Brasil", os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) norteiam o planejamento e a gestão na área oncológica brasileira.

A análise foi dividida por gêneros. Nos homens, o câncer de intestino é o que vai causar o maior número de mortes prematuras no país. Para mulheres, mama e pulmão figuram entre o primeiro fator de risco.

Segundo as estimativas do Inca, 45 mil novos casos serão diagnosticados entre 2023 e 2025. O instituto considera que tumores colorretais são a maior taxa de prevalência dos diagnósticos no mundo. Entre homens brasileiros, o câncer de próstata e o câncer de mama figuram entre os mais comuns no Brasil.

Estudo - O documento fornece informações que contribuem para adoção de políticas públicas que favoreçam o aprimoramento da jornada dos pacientes e potencializam os resultados da medicina oncológica no Brasil.

Fonte - Agência Brasil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.