Buscar

10/04/2020 às 07:00, Atualizado em 09/04/2020 às 23:03

BATAYPORÃ: Vigilância Sanitária reforça fiscalização para amenizar a proliferação do novo coronavírus

Para assegurar trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária, Rotary Clube e ENGELMIG doaram materiais e produtos

Cb image default
Divulgação

Diante da pandemia global do Covid-19 e dos primeiros casos registrados em Batayporã, a Vigilância Sanitária tem realizado uma operação de conscientização e fiscalização no município.

O objetivo da ação é que tanto os comerciantes quanto a população de modo geral conscientizem-se quanto às práticas de higiene e ao cumprimento das medidas previstas nos Decretos Municipais para amenizar a proliferação do novo coronavírus.

Com a reabertura dos estabelecimentos comerciais nesta semana, a fiscalização foi reforçada. Fiscais de Tributação e de Postura do Município, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias têm atuado em parceria com a Vigilância Sanitária, realizando visitas e orientações quanto às medidas preventivas.

“Temos desenvolvido ações sanitárias em conjunto com esses profissionais, a fim de verificar o cumprimento dos Decretos Municipais e, caso seja identificado algum descumprimento grave das regulamentações nos estabelecimentos, serão autuados”, observou o coordenador de Vigilância Sanitária, Anderson Tolotti.

Tolotti destacou que o trabalho consiste também na sensibilização da população sobre a necessidade de mudança de hábitos. “Temos orientado os munícipes quanto a lavagem correta das mãos com água e sabão, sobre o distanciamento em filas e, principalmente, para evitar aglomerações. Essas são as regras básicas nesse momento em que todos devemos tomar para prevenir o contágio com o vírus”, enfatizou.

Outra medida adotada pela Vigilância Sanitária foi o isolamento de bancos nos espaços públicos e corrimãos de estabelecimentos, instituições financeiras, casa lotérica e locais de grande movimentação.

A ação foi complementada nesta quinta-feira (9) com a demarcação em alguns estabelecimentos comerciais em que há aglomeração de pessoas e também na Feira do Produtor para que o distanciamento mínimo de dois metros seja obedecido.

Doações – Para assegurar o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a doação de duas bombas costais, um inseticida CB 30TA e 420 litros de hipoclorito de sódio, que estão sendo utilizados para a desinfecção do vírus nos espaços públicos. O Rotary Clube de Batayporã e a empresa ENGELMIG Transmissão e Distribuição foram os responsáveis pela contribuição.

A secretária Marcela Leite disse que os materiais chegaram em boa hora para a realização de um trabalho complementar que irá minimizar e mitigar a presença do vírus em locais de grande movimentação.

Segundo a Gestora, a pasta foi ainda contemplada com mais álcool gel 70% e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o enfrentamento do Covid-19, que foram doados por pessoas da comunidade e da região que preferem não se identificar.

“O apoio de empresas, clube de serviço, comerciantes e voluntários, que têm produzido máscaras de proteção para nossos profissionais, tem sido essencial nesse momento de pandemia. Poder contar com a solidariedade dessas pessoas em um momento de crise é motivador”, agradeceu Marcela.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.