Publicado em 06/10/2016 às 09:32, Atualizado em 06/10/2016 às 12:24

BATAYPORÃ: Enfermeira do Centro de Diagnostico do Hospital do Câncer participa de campanha do outubro rosa

A palestra aconteceu no gabinete do prefeito.

Marcos Donzeli,
Cb image default

Enfermeira Stefany Koss, durante palestra em Batayporã

Foto - Marcos Donzeli

A enfermeira responsável pela divulgação do centro de diagnostico do hospital do câncer de Barretos unidade de Nova Andradina, Stefany Koss esteve nesta quarta-feira, dia 05, na cidade de Batayporã participando de uma palestra direcionada as funcionárias e funcionários do setor administrativo da prefeitura.

O secretário municipal de saúde Paulo Mingotti, representou o prefeito Beto Sãovesso.

Na oportunidade a enfermeira falou sobre a campanha outubro rosa e da importância de estar atentos sobre o câncer de mama.

Segundo as informações da enfermeira, o câncer da mama atinge mais as mulheres acima dos 40 anos, mas também pode aparecer nas mulheres mais jovens.

Ela disse que as mulheres entre 50 e 60 anos são as mais atingidas.

A enfermeira Stefany, em sua explanação alertou aos presentes na palestra da importância de realizar os exames de prevenção de mamografia, principalmente as mulheres entre 40 e 69 anos.

Cb image default

Funcionários da administração durante a palestra

Foto: Marcos Donzeli

Mamografia

Conforme Stefany, as mulheres entre 40 e 49 anos devem realizar seu exame anualmente e mulheres com a idade entre 50 a 69 anos a cada dois anos.

Quanto ao exame de papanicolaou, a mulher de idade entre 25 a 65 anos, a enfermeira fez algumas recomendações, ou seja, não ter relações sexuais pelo menos dois dias antes do exame; não usar pomadas ginecológicas pelo menos dois dias antes do exame e não estar menstruada no dia do exame.

Segundo a enfermeira é sempre bom procurar um médico atualmente para examinar suas mamas e perguntar a ele se é a hora de fazer a mamografia e faça o autoexame em casa, todos os meses. A enfermeira lembrou que estes cuidados ajudam a proteger sua vida.

Cb image default

Secretário municipal de saúde (Paulo Mingotti - ao centro) agradeceu a palestrante

Foto: Marcos Donzeli

Ao finalizar, a enfermeira falou da parceria da prefeitura de Batayporã com o Centro de Diagnostico Hospital do Câncer de Barretos, localizado em Nova Andradina que nesta quarta e quinta-feira esta atendendo as mulheres de Batayporã.

O Centro de Diagnóstico do Hospital do Câncer, em Nova Andradina atende de segunda a sexta-feira das 07h as 16h30. Telefone para contato 67 3449-0650.