Buscar

04/02/2017 às 10:01, Atualizado em 04/02/2017 às 09:39

Após alerta de surto no país, MS reforça postos com vacinação de febre amarela

Governador não pretende reforçar as doses da vacina; nenhuma morte foi registrada no Estado.

Cb image default
Divulgação

Mesmo encarando o maior surto de febre amarela no país, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) não pretende aumentar as doses de vacinas em Mato Grosso do Sul. De acordo com a assessoria de comunicação do tucano, não haverá reforço, levando em consideração que a vacina integra o quadro de rotina e continua disponível nos postos de saúde.

"As orientações para vacinação da febre amarela continuam as mesmas de acordo com o protocolo de imunização do Ministério da Saúde. Não haverá reforço ou campanha de vacinação nos Estados. Por ser uma vacina que integra o quadro de rotina, ela está disponível em todos os postos de saúde, disse a assessoria.

O governo alerta para que a população fique atenda com as informações da carteirinha e caso não tenha tomado as duas doses, se desloque até um posto de saúde para colocar a vacina em dia. "É necessário que a pessoa verifique se tomou as duas doses recomendadas. Se ela tomou as duas, ela não precisa ser vacinada novamente. Diferente disso, ela deve procurar uma unidade de saúde para atualizar o seu cartão de vacinação".

Além disso, vale destacar que em casos de viagens pelo Brasil, é importante verificar a situação da vacina, antes de embarcar. Em Mato Grosso do Sul, nenhum caso de morte causada pela doença foi confirmado.

O Ministério da Saúde divulgou um boletim, demonstrando que o Brasil já possui 52 mortes confirmadas de febre amarela. No total, 47 aconteceram em Minas Gerais, duas no Espírito Santo e três em São Paulo. Os estados receberam 857 notificações da doença, 770, apenas em Minas. Deste total, 149 infecções foram confirmadas, 667 ainda precisam de investigação e 41 registros foram descartados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.