Buscar

09/09/2022 às 17:00, Atualizado em 09/09/2022 às 13:40

Apenas cinco municípios de MS alcançaram cobertura vacinal de 95% contra a pólio

Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu e Ivinhema estão os municípios que não alcançaram a cobertura vacinal

Cb image default
Divulgação

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, apenas cinco conseguiram atingir a cobertura vacinal de 95% contra a poliomielite. Conforme dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) estão na lista, Novo Horizonte do Sul que chegou a 118,35%; Antônio João, 110,53%; Sete Quedas (106,62%); Eldorado (103%) e Selvíria (101,74%).

MS está entre os três estados com menor taxa de vacinação, registrando 13,82%. No Estado foram 70.551 doses aplicadas, chegando a 40,72% de cobertura vacinal.

A princípio a campanha era para ter se encerrado nesta sexta-feira (9), mas devido à baixa cobertura, foi prorrogado até 30 de setembro.

Vicentina e Paraíso das Águas atingiram 90,03% e 90,31%, respectivamente. A Secretária de Saúde de Vicentina, Josiane de Oliveira conta como fez para melhorar a adesão e alcançar 90% do público alvo.

 Na região do Vale do Ivinhema, os municípios de Nova Andradina, Ivinhema e Batayporã ainda atingiram a meta.

“Realmente é muito difícil, para conseguir atingir a meta. Intensificamos a busca ativa, diariamente emitimos um relatório nominal das crianças, ligamos, fazemos visitas domiciliares, se a criança não é vacinada ligamos novamente, ficamos monitorando. Durante a puericultura, que é o acompanhamento periódico levamos a vacinas também”, explica.

A Presidente do Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Maria Angélica Benetasso destaca que o Conselho tem chamado a atenção para que as crianças possam ser vacinadas. “Temos chamado atenção da população diuturnamente sobre o tema, todo os dias os noticiários falam sobre. Todos os municípios estão adotando estratégias diferenciadas, como por exemplo vacinação extra muros, nas escolas e aos finais de semana, mas infelizmente como é uma doença sob controle a população perdeu o medo”, destaca.

Ainda de acordo com Maria, dez países das Américas (Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Haiti, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela) estão em risco alto ou muito alto de reintrodução da pólio. De acordo com dados do Programa, em 2015 a cobertura nacional foi de 98,29%, e em 2021 de 69,47%. São dados preocupantes”.

Público-alvo - As idades recomendadas para que crianças tomem as cinco doses da vacina contra pólio são: De 2, 4 e 6 meses de vida, é necessário ser injetável. De 15 meses a 4 anos de idade, duas doses de reforço (gotinhas).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.