Publicado em 10/01/2022 às 09:31, Atualizado em 10/01/2022 às 11:19

Ao menos quatro secretários de Azambuja devem disputar eleições

Entre os pré-candidatos estão os secretários Eduardo Riedel e Geraldo Resende

Redação,
Cb image default
Divulgação

Ao menos quatro secretários do primeiro escalão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se preparam para disputa eleitoral em 2022. Pela legislação eleitoral, os que almejam concorrer devem desincompatibilizar dos cargos seis meses antes do pleito, por isso, o próprio governo já busca nomes para compor o alto escalão.

Entre os postulantes mais conhecidos estão o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel pré-candidato ao governo e o secretário de Saúde, Geraldo Resende, que vai disputar cargo para o Congresso Nacional. Ambos são do PSDB.

Para governo

O ninho tucano anunciou ainda no primeiro semestre de 2021, que Riedel seria, a “bola da vez” a concorrer o cargo no governo. Pupilo de Azambuja, o secretário aceitou o convite e por enquanto, é o pré-candidato oficial do partido. O secretário de Infraestrutura, passou a aparecer mais em agendas do governo, representar o governador Azambuja e ter mais contato com a população no geral ao visitar as cidades do interior em agendas municipalistas.

Riedel estava à frente da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégia) desde 2015, e passou a comandar a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) este ano. Segundo pesquisa do Instituto Ranking, Riedel já possui o total de 9,20% de percentual de intenções de voto. Para o pré-candidato o resultado é positivo.

“Eu nunca participei da política e nunca estive envolvido nesse processo. Acho que o percentual se refere o resultado do nosso trabalho. Temos de pensar em política só ano que vem, até porque nesse período de governo tem muita coisa necessária para ser feita. A gente vai focar em política quando sair do governo em 2022”, disse Riedel durante coletiva. ele enfatizou a tranquilidade em enfrentar caciques da política com mais de vinte anos de experiência.

“Acho que todos os pré-candidatos tem ao menos vinte anos de política e é natural que sejam mais conhecidos. Na hora certa vamos participar desse debate e os aliados que quiserem construir serão muito bem-vindos nesse processo.”

Câmara ou Senado

O secretário da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende está entre os que possuem maior potência eleitoral dentro do Governo do Estado. Isso porque, a atuação frente a pandemia, gestão de equipe e trabalho intenso para vacinação geral da população contra a covid-19 o deixou reconhecido tanto no Estado como no país. Além da popularidade, Resende tem carisma e base eleitoral o que é um facilitador em uma disputa.

Resende deve disputar cargo de deputado federal, mas conforme o planejamento do partido caminhar não é descartado concorrer vaga na majoritária. “A princípio para deputado federal. Se o PSDB precisar para qualquer outra disputa, eu não recuso participar, como vice ou mesmo Senado. Estou a disposição”, disse o secretário.

Assembleia Legislativa

O secretário da Secic (Subsecretaria de Estado de Cidadania e Cultura), João Cesar Mattogrosso (PSDB), que volta ao cargo de vereador em fevereiro disse que ainda vai decidir, mas há probabilidade de tentar cargo na Assembleia Legislativa. "Eleições depende do partido e verificar chapa, se o presidente nos convocar estaremos à disposição. O sonho que a gente tem é trabalhar direto e quem sabe chegar a uma prefeitura, mas para o ano que vem, e se for necessário a gente concorre a vaga na Assembleia Legislativa.”

Câmara Federal

Secretário da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Elias Verruck, disse à imprensa no decorrer do ano, que vai se filiar ao mesmo partido que a ministra da Agricultura Tereza Cristina para tentar cargo de deputado federal. Verruck não tem partido e segundo ele, o PSDB já tem chapa forte e grandes nomes para concorrer, e isso o influenciou a fazer a mesma escolha que Tereza fizer em 2022.

Com informações do TopmidiaNews