Buscar

04/04/2020 às 09:12, Atualizado em 04/04/2020 às 13:13

Além de Campo Grande, quatro cidades de MS podem ter alto índice de coronavírus

O estudo aponta ainda que a redução na mobilidade dos municípios pode retardar o aumento de casos do coronavírus.

Com 60 casos confirmados de Covid-19 (até ontem dia 03-04), o novo coronavírus, Mato Grosso do Sul possui cinco cidades com possibilidade de epidemia. Embora Campo Grande concentre o maior número dos infectados, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Bonito podem se tornar centros epidêmicos.

O apontamento para a possibilidade de grande aumento de casos nessas cidades foi realizado pelo Núcleo de pesquisas da Mave (Métodos Analíticos para Vigilância em Epidemiologia). O estudo foi realizado com apoio do Ministério da Saúde e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O estudo aponta que a redução da mobilidade dos sul-mato-grossenses entre os municípios pode retardar o aumento de casos no estado. Caso seja cortada 80% da mobilidade, algumas cidades como Selvíria, poderiam ganhar até 70 dias de retardação da infecção, e em Campo Grande podem ser até 40 dias.

“Vemos que, para termos um ganho de tempo significativo para ação, é necessária a combinação das duas

ações: distanciamento social e redução no fluxo intermunicipal”, consideram os pesquisadores. Além disto, em nota no relatório, eles recomendam “o reforço na testagem de Covid-19, na medida em que existe uma atividade muito alta de SRAG no Estado”

.Com informações do Midiamax

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.