Buscar

08/12/2017 às 19:41, Atualizado em 08/12/2017 às 12:47

Aedes aegypti pode transmitir nova doença

Febre do mayaro, comum na zona rural, tem registro de surtos isolados nas regiões norte e centro-oeste.

Cb image default
Foto: reprodução Band

Com a chegada do verão, as autoridades de saúde já começam a reforçar a campanha contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além das doenças já conhecidas – dengue, chikungunya, zika e febre amarela – há também o registro isolado de uma nova: a febre do mayaro.

A doença infecciosa, também transmitida pelo mosquito Haemagogus janthinomys, é mais comum em regiões com área de mata, rural e silvestre.

De acordo com André Siqueira, infectologista e pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), a doença - também da família do chikungha - ainda está em fase de estudo e pesquisa. "São surtos isolados até o momento, com a possiblidade de um aumento no verão. A transmissão da febre do Mayaro é mais comum nas regiões norte e centro-oeste, tendo registros nos Estados Pará, Amazonas e Goiás.

Ainda segundo o infectologista, os sintomas também são semelhantes ao chikungha: febre, dor no corpo e nas articulações, com apenas alguns detalhes de diferença. Mas em caso de qualquer suspeita, o ideal é procurar orientação médica e não tomar nenhum medicamento por contra própria.

Com informações do Portal da Band

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.