Buscar

25/07/2020 às 14:00, Atualizado em 25/07/2020 às 11:49

6 dicas para usar máscara facial sem embaçar os óculos

Se você tem uma cabeça pequena, talvez precise torcer as alças antes de colocá-las ao redor das orelhas, para ajustá-las melhor.

Cb image default
Aqueles que usam óculos descobriram que a máscara facial está embaçando suas lentes. (Getty Images)

O uso de máscaras faciais em lugares públicos fechados já é obrigatório em diversas cidades espalhadas pelo mundo. Embora esta seja uma medida importante no combate à disseminação do coronavírus, se você usa óculos, já percebeu que o uso da máscara faz com que a sua respiração embace as lentes.

“O uso de máscaras faciais está se tornando o novo normal, mas um dos pequenos problemas associados à pandemia de COVID-19 é que elas embaçam os óculos,” explica Ceri Smith-Jaynes, da Associação de Optometristas do Reino Unido.

“Isso acontece quando a respiração quente escapa pela parte superior da máscara e chega à superfície mais fria da lente”, conta. Felizmente, há alguns truques simples que você pode adotar para acabar com este problema.

Assegure-se de que a máscara está bem ajustada

Smith-Jaynes sugere que você ajuste o arame da máscara facial, para que ele acompanhe exatamente o contorno do nariz e das bochechas e prenda bem a parte superior. “Se a sua máscara não tem arame, você pode inserir um arame pequeno ou um limpador de cachimbo na parte superior da máscara,” acrescenta ela. “Prenda a parte superior com fita micropore, se for necessário. Outra opção é dobrar um lenço até que ele forme uma faixa, e posicioná-lo na parte de cima da máscara antes de colocá-la no rosto”.

Ajuste as alças

Se você tem uma cabeça pequena, talvez precise torcer as alças antes de colocá-las ao redor das orelhas, para ajustá-las melhor. “Se a máscara tem fitas laterais, amarre a fita superior em um ponto alto atrás da sua cabeça, depois de colocar os óculos,” explica Smith-Jaynes.

Nem todos os sprays antiembaçantes são iguais. “Os sprays antiembaçantes de boa qualidade funcionam bem e podem ser comprados na maioria das óticas,” diz Smith-Jaynes.

Embora seja tentador usar um pouco de detergente nas lentes, esta prática não é recomendada pelos oftalmologistas. “[Usar detergente] pode deteriorar a camada antirreflexo da lente ao longo dos anos, resultando em um efeito irregular, para o qual há apenas uma solução: a troca das lentes,” alerta Smith-Jaynes.

Mantenha seus óculos aquecidos

As lentes vão embaçar mais se estiverem frias, por isso Smith-Jaynes sugere colocar os óculos no bolso por um tempo para aquecê-los, antes de colocá-los no rosto juntamente com a máscara.

Ajuste seus óculos com um profissional

Continua embaçando? Vale a pena pedir ajuda ao seu oftalmologista ou optometrista. “Lembre-se de levar a sua máscara com você” aconselha Smith-Jaynes. “Eles podem ajustar a ponte e as hastes dos óculos, para adaptá-las ao seu equipamento de proteção. Lentes multifocais precisam ser posicionadas com exatidão para garantir o melhor desempenho”.

Pense na possibilidade de usar lentes de contato

Se você nunca as usou antes, esta é uma boa oportunidade para experimentar. “Se você não usa lentes de contato há anos, converse com um profissional sobre as novas opções disponíveis no mercado,” sugere Smith-Jaynes.

“Você vai precisar passar pela avaliação de um oftalmologista. Há uma ampla variedade de tipos à disposição; mesmo se você usa lentes multifocais, há opções para o seu caso”.

Por - Marie Claire Dorking

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.