Buscar

05/02/2021 às 15:00, Atualizado em 05/02/2021 às 15:39

Vacinação contra Covid-19 em Batayporã já alcançou 210 pessoas

Primeira fase da campanha prioriza idosos e profissionais da Saúde; vacinômetro foi disponibilizado para elevar transparência da cobertura

Cb image default
Enfermeira Marta Borges foi a primeira pessoa do município a receber a vacina. Foto: Arquivo Prefeitura de Batayporã

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o total de pessoas imunizadas contra Covid-19 em Batayporã até a última quinta-feira (4) é de 210. Por enquanto, a estratégia utilizou as vacinas CoronaVac e AstraZeneca. A rede aguarda o encaminhamento do quarto lote de imunizantes pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para prosseguir com a campanha.

As vacinas foram ministradas em consonância com as orientações do Ministério da Saúde sobre o público-alvo e correspondem à seguinte lista de imunizados: 17 idosos e 11 profissionais do Lar Santo Antônio; 128 profissionais de saúde da rede pública; 35 idosos acima de 90 anos; 16 profissionais de saúde da rede privada; dois agentes funerários e um coveiro.

“É um trabalho que exige muito planejamento. Precisamos atender às resoluções da SES e, ao mesmo tempo, adequá-las à melhor estratégia para que o controle seja mantido e a vacina chegue a quem deve chegar neste momento”, analisou a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches. A expectativa é de que o Estado anuncie o envio de novas doses até o início da próxima semana.

A partir desta sexta-feira (5), será possível conferir o total de vacinações realizadas em Batayporã por meio da ferramenta vacinômetro, disponibilizada na página da Prefeitura no Facebook. O vacinômetro será atualizado semanalmente.

Segundo o prefeito Germino Roz (PSDB), a ferramenta ajudará a reforçar a transparência na gestão dos imunizantes. “Temos publicado todos os dados com relação às vacinas no nosso site institucional e redes sociais. Agora, ficará ainda mais fácil para a população conferir a cobertura de vacinação contra a Covid em Batayporã”, concluiu Germino.

Enfrentamento

Além do constante trabalho de conscientização, o combate ao novo Coronavírus em Batayporã passa pela fiscalização sanitária e medidas restritivas para evitar aglomerações. No fim do mês de janeiro, o decreto n.28 passou a vigorar. O documento mantém toque de recolher entre as 22h e 5h, com liberação para serviços de delivery até meia-noite; proibição de prática de esportes coletivos, como futebol, basquete, vôlei, etc. em locais públicos ou privados, estabelece regras específicas para atividades em academias, estúdios de pilates e aulas de zumba e veda a realização de eventos festivos entre outras medidas. O descumprimento das normas prevê penalizações que variam de autuações à aplicação de multas.

Conforme atualização do boletim epidemiológico referente ao dia 4 de fevereiro, o município acumula 416 casos de Covid-19, destes 16 estão ativos. Há ainda o total de sete óbitos confirmados. Atualmente, uma morte está sob investigação com a espera de resultado de exame do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.