Publicado em 15/06/2020 às 16:20, Atualizado em 15/06/2020 às 16:22

Secretaria de Saúde de Batayporã intensifica fiscalização através de barreiras sanitárias

A barreira foi realizada na quinta-feira, dia 11 de junho.

Redação,
Cb image default
Foto - Aline Leão

As barreiras sanitárias adotadas pelo Governo Municipal na prevenção à disseminação do Covid-19 seguem controlando motoristas e passageiros que chegam a Batayporã.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, as fiscalizações, realizadas de maneira integrada entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer; Departamento Municipal de Trânsito e Transporte; Polícia Militar; Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Engelmig Transmissão e Distribuição, foram intensificadas na última semana.

No feriado de Corpus Christi, as equipes promoveram a desinfecção dos veículos, verificaram a temperatura corporal de motoristas e passageiros, que também responderam a um questionário sobre o local de origem e destino, nome, endereço e se apresentavam algum sintoma da doença.

Além disso, os profissionais ressaltaram a importância de seguir as orientações para a prevenção do coronavírus, realizando frequentemente a higienização das mãos, utilizando máscaras e evitando aglomerações.

De acordo com balanço divulgado pela Vigilância Sanitária,574 veículos foram abordados na última quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi, durante a 4ª edição da barreira sanitária, com 932 pessoas atendidas.

Dos visitantes que adentraram Batayporã, novamente Nova Andradina lidera o ranking com 292 veículos abordados. Seguido por outros 13 com placas de municípios sul-mato-grossenses e de Estados do Paraná e São Paulo que já tem contaminação comunitária da Covid-19.

Monitoramento – Nos dias 8, 9 e 10 também foram realizados bloqueios sanitários relâmpagos, a fim de conscientizar a população quanto ao risco da contaminação do vírus, que tem aumentado em Mato Grosso do Sul.

Durante as barreiras, que funcionavam por três horas na parte da manhã e três no período vespertino, a abordagem acontecia de maneira aleatória para monitoramento. Com isso, 490 veículos de diferentes cidades de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo adentraram Batayporã, totalizando 802 pessoas abordadas.

A Gestora em Saúde, Marcela Leite, lembra que a ação não é para restringir a entrada ou circulação de pessoas no município, mas que o intuito é oferecer segurança a população, repassando as orientações apropriadas sobre a doença e identificando casos suspeitos.

“Precisamos que o cidadão entenda, ao ver as barreiras e as abordagens, que se trata de ação de prevenção à doença. Nós defendemos a necessidade de distanciamento social, que as pessoas permaneçam em casa, para que a rotina de todos volte ao normal assim que possível. Porém, é necessária a adesão e comprometimento da população em nome da saúde de todos”, reforçou a Secretária.