Publicado em 15/05/2019 às 08:00, Atualizado em 14/05/2019 às 19:27

Saúde realiza mutirão de ultrassonografia em Batayporã

Iniciativa terá continuidade e deverá ser realizado por mais três sábados.

Redação,
Cb image default
Foto Thiago Odeque

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã realizou no último sábado (11) um mutirão de ultrassonografia. A ação teve como objetivo acelerar o atendimento e oferecer o devido suporte aos pacientes do município, uma vez que a demanda por esse exame é crescente.

Os atendimentos foram realizados na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, e os exames conduzidos pelo especialista ultrassonografista, o médio Walter Cremasco Neto. Durante o dia, foram atendidas 36 pessoas para procedimentos em ultrassonografia obstétrica e endovaginal.

Segundo a secretária Marcela Leite, esse tipo de mutirão será realizado quinzenalmente durante três sábados a fim de atender toda a demanda que o município precisa. “Nossa expectativa é minimizar as especialidades de maior demanda e proporcionar mais agilidade e eficiência no tratamento”, afirmou.

De acordo com Gestora, o sistema de mutirões que a Secretaria vem adotando é um dos planos estratégicos da administração para desafogar a fila de espera em algumas áreas, bem como melhorar a qualidade de vida da população de Batayporã.

“Quando assumimos a gestão, várias áreas da saúde apresentavam uma demanda reprimida. Por determinação do prefeito Jorge Takahashi, estudamos uma solução para “desafogar” a espera. Um exemplo foi o mutirão de Oftalmologia realizado em agosto de 2018, em que mais de 1.700 pessoas foram atendidas, zerando a fila de espera de uma demanda que existia a mais de dois anos”, explicou Marcela.

Durante a ação, a Secretaria de Saúde presenteou as mulheres que foram realizar o exame com um ensaio fotográfico, já que no domingo (12) foi celebrado o Dia das Mães. Ideia que teve a intenção de criar vínculos com as pacientes e elevar a autoestima. No caso das grávidas, oportunizou eternizar um momento tão importante que é a gestação.

A sessão de fotos foi viabilizada por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do fotógrafo Thiago Odeque.