Buscar

09/01/2026 às 07:30, Atualizado em 09/01/2026 às 00:15

Saúde de Batayporã destaca vacinação contra a bronquiolite em gestantes

Mulheres a partir de 28 semanas de gestação devem receber imunização para transferir anticorpos ao bebê; vacina está disponível na ESF Santa Luzia

Cb image default
Imagem  gerada por inteligência artificial

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã, por meio da Coordenação de Imunização, reforça a recomendação do Ministério da Saúde para a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês. A imunização é indicada para gestantes a partir de 28 semanas de gestação.

Em Batayporã, a vacina está disponível na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia, de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. De acordo com a enfermeira Angela Rocha, coordenadora municipal de Imunização, a vacina é uma estratégia fundamental para proteger os recém-nascidos nos primeiros meses de vida.

“Ao vacinar a gestante, o organismo materno produz anticorpos que são transferidos para o bebê ainda durante a gestação, por meio da placenta. Essa proteção é essencial, especialmente nos primeiros 90 dias de vida, quando o risco de complicações graves da bronquiolite é maior”, explica Angela.

De acordo com o Ministério da Saúde, a bronquiolite é uma infecção respiratória comum em bebês, mas pode evoluir para quadros graves, levando à necessidade de internação hospitalar, especialmente em crianças pequenas. A imunização materna garante uma proteção precoce ao bebê, logo após o nascimento, período em que o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.