Buscar

19/09/2019 às 06:29, Atualizado em 18/09/2019 às 16:57

Saúde de Batayporã desenvolve projeto “Renovando Vidas”

Iniciativa visa incentivar a prática de exercícios físicos de forma orientada e segura para o combate do sedentarismo.

Cb image default
Divulgação

Exercícios físicos regulares aumentam a expectativa de vida e retardam o surgimento de doenças como a hipertensão, obesidade, diabetes, colesterol entre outros problemas mais comuns associados à condição de vida sedentária.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o sedentarismo vem crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se transformar num problema grave de saúde pública e numa epidemia global.

Em Batayporã, o número de pessoas que enfrentam diversas patologias causadas ou fomentadas pelo estilo de vida sedentário é grande. Foi pensando em contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população, que a Secretaria Municipal de Saúde colocou em prática o projeto “Renovando Vidas”.

A ideia principal é incentivar a prática do exercício físico pelos usuários das Estratégias de Saúde da Família (ESF), de forma orientada e segura para o combate do sedentarismo. As atividades de integração iniciaram na última semana e seguem com diversas ações como aferição de pressão arterial e batimentos cardíacos, orientação de alimentação saudável, entre outros.

O projeto foi planejado por uma equipe de multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde, e está sendo desenvolvido com a assistência do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e dos profissionais das unidades de Estratégias de Saúde da Família.

Os grupos de caminhada e alongamento se encontram todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 7h, concomitantemente em todas as unidades de Estratégias de Saúde da Família, e contam com a orientação e supervisão da equipe do NASF, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Os interessados em participar do projeto “Renovando Vidas” podem se dirigir até a unidade de saúde a que pertencem, obter mais informações e participar gratuitamente.

A secretária Marcela Leite afirmou que a intenção do projeto é incentivar a comunidade a adoção de hábitos saudáveis, e consequentemente alcançar um resultado que apresente um impacto positivo nos indicadores de saúde do município.

“Esta mobilização é mais uma oportunidade de alertar a população sobre um dos grandes males do século XXI, que é o sedentarismo, além de desenvolver atividades objetivando a promoção do bem-estar da comunidade, como por exemplo, a promoção de hábitos de vida saudáveis e ainda valorizando o aspecto emocional com a formação de um novo ciclo de amizades, enfatizando a importância psicossocial da caminhada, além de benefícios orgânicos”, sublinhou a Gestora.

Marcela ressaltou que todas as pessoas podem participar dos grupos de caminhada e alongamento. “Nosso objetivo é justamente evitar o sedentarismo e promover a integração dos participantes, por meio de atividades coletivas e oportunizando uma condição de vida mais estimulante”, completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.