Buscar

22/04/2020 às 16:03, Atualizado em 22/04/2020 às 16:20

Profissionais de Enfermagem são capacitados pelo Coren-MS para combate ao coronavírus

A ação estratégica foi realizada nas dependências do Pronto Atendimento Médico (PAM), e conduzida pelo presidente do Coren-MS, Sebastião Junior Henrique Duarte.

Cb image default
A ação estratégica foi realizada nas dependências do Pronto Atendimento Médico (PAM), e conduzida pelo presidente do Coren-MS, Sebastião Junior Henrique Duarte.Foto - Marcos Donzeli

Profissionais de diversas áreas da saúde têm atuado de forma conjunta para combater a propagação do novo coronavírus. Na linha de frente dessas ações estão aqueles da área de enfermagem.

De olho na segurança dos pacientes e profissionais no enfrentamento ao Covid-19, na última semana o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) esteve em Batayporã capacitando enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem da rede pública de saúde do município.

A ação estratégica foi realizada nas dependências do Pronto Atendimento Médico (PAM), e conduzida pelo presidente do Coren-MS, Sebastião Junior Henrique Duarte. O treinamento contou ainda com a participação de profissionais do município de Taquarussu.

A preocupação do Conselho foi reforçar as técnicas e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais que atendem a população diariamente. Segundo o dirigente, o município de Batayporã chamou a atenção por ter ocorrido os dois primeiros óbitos por Covid-19 no Estado do Mato Grasso do Sul.

Para o presidente do Conselho, existe uma preocupação por parte de todos os profissionais que trabalham na enfermagem, haja visto que o pico do Covid-19 ainda não chegou no Estado e os números de pessoas infectadas ainda são crescentes. “É importante que toda a população continue seguindo as recomendações como forma de prevenção”, frisou.

A secretária de Saúde, Marcela Leite, destacou que os profissionais devem ser atualizados diariamente sobre a doença para que possam desempenhar seu papel com eficácia, além das questões técnicas e práticas.

“É importante nossos profissionais receberem informações corretas, o que exige capacitação permanente, visto que é uma situação muito nova para nós trabalhadores da saúde. É natural que essas informações sejam incorporadas de uma forma muito rápida para que possamos prestar cuidado à população de uma forma mais segura, e também para aqueles que estão cuidando”, enfatizou a Gestora.

Além das orientações aos profissionais de saúde, o representante do Coren-MS fez algumas recomendações à Secretaria Municipal de Saúde quanto a estrutura oferecida ao ambiente de trabalho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.