Buscar

17/04/2021 às 08:30, Atualizado em 16/04/2021 às 17:43

Procon Estadual mobiliza fiscalização até Taquarussu e autua supermercado que fraudava Nota Premiada

A informação é da assessoria.

Cb image default
Divulgação

Denúncia de consumidores residentes no município de Taquarussu, distante 334 quilômetros de Campo Grande, equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, se dirigiram até aquela cidade onde, em diligência junto Supermercado Conquista ( localizado na avenida Presidente Getúlio Vargas – centro), detectaram várias irregularidades.

Apesar do estabelecimento comercial expor mercadorias impróprias para o consumo, o problema principal foi a tentativa dos responsáveis pelo local obstruir os trabalhos, por meio da negativa de fornecer documentos solicitados pela equipe, além da confirmação de que, por vários meses (de setembro de 2 020 a abril 2021), as notas fiscais eram emitidas como se as compras tivessem sido efetuadas pelo técnico de informática da empresa para que este participasse dos sorteios da Nota Premiada MS e não os verdadeiros compradores.

A prática configura fraude na emissão de tais documentos, burlando a legislação estadual, uma vez que beneficia funcionário do citado comércio com a possibilidade de fazer jus a prêmios em detrimento dos consumidores que efetuaram as compras. Em relação à negativa de apresentar notas ou cupons fiscais, responsáveis pelo estabelecimento alegaram que a equipe do Procon Estadual não possuía legitimidade para solicitar e que tal procedimento deveria ser feito previamente por escrito e que a legislação atual não os obrigaria a mostrar documentos, a não ser após notificação.

Entre as alegações, na tentativa de ludibriar a equipe, responsável técnico chegou a afirmar ter havido problema no computador provocando a perda de todos os documentos solicitados e que teria havido tentativa de encaminhar por meio de e-mail, mas que devido a quantidade de informações, estas “não caberiam” no arquivo. Instados a mostrar no próprio computador, afirmaram que não havia possibilidade.

Ainda como forma de obstruir os trabalhos, afirmaram ter recebido orientação do departamento jurídico da empresa para não libera quaisquer dados, ao que foram informados sobre o poder de policia dos fiscais e, mesmo assim, dificultaram, tanto quanto possível a atuação dos fiscais que foram obrigados a advertir a respeito da possibilidade de sanções legais em função da obstrução dos trabalhos.

Impróprios

Na sequência da diligência, a equipe do Procon Estadual realizou fiscalização no supermercado tendo encontrado produtos impróprios para o consumo tanto pela ausência de informações essenciais como por estarem com prazo de validade expirada, tendo inutilizado produtos e embalagens de maneira a não poderem voltar para comercialização e os descartaram.

Apresentando falta de informação foram encontradas várias unidades de rapaduras e tambores contendo rações para animais diversos. Já, com validade expirada, os fiscais descartaram pele suína (pururuca), fermento seco instantâneo (186 unidades), amido arrozina (37 unidades), queijo parmesão (35 unidades com 50g cada, vencidas em fevereiro deste ano) e sustagem.

Além disso, mesmo sem dispor de autorização da Agencia Nacional de Petróleo – ANP, o estabelecimento comercializava gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha). Em função da obstrução dos trabalhos e das irregularidades encontradas, o estabelecimento comercial foi autuado tendo seus responsáveis recebido prazo para apresentar justificativas ou defesa.

Fonte - assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.