Publicado em 06/11/2019 às 06:30, Atualizado em 05/11/2019 às 15:46

Pedalada celebra fim das atividades do Outubro Rosa em Batayporã

Iniciativa também marcou o início das ações em prol ao movimento Novembro Azul.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Em busca de dar maior visibilidade ao movimento Outubro Rosa e promover o engajamento de pessoas pela mesma causa, o município de Batayporã realizou no último dia 31 de outubro a primeira Pedalada Rosa.

A iniciativa marcou o fim de uma série de atividades que foram praticadas ao longo do mês de outubro para alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

O evento foi articulado pela Prefeitura Municipal, por intermédio das secretarias municipais de Saúde (SMS), de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL) e de Assistência Social (SMAS), com respaldo da Polícia Militar.

A 1ª Pedalada Rosa contou com a participação de estudantes, integrantes do Projeto Conviver, servidores municipais e comunidade. Com bicicletas enfeitadas e vestidos de rosa os participantes saíram defronte ao Paço Municipal e percorreram a Avenida Brasil, retornando ao ponto de partida da concentração.

A gestora municipal de Saúde, Marcela Leite, ressalta que o cuidado com a saúde da mulher é realizado durante o ano todo, e que as ações são intensificadas no mês de outubro. “A equipe de Saúde se uniu às secretarias de Educação, Cultura, Esportes e Lazer; e de Assistência Social e intensificou a luta contra o câncer em Batayporã”, enalteceu.

Marcela apontou como positivo a campanha desse ano. “Com foco voltado para o incentivo às mulheres a realizarem exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero, conseguimos atingir nossos objetivos. Foram promovidas ações diárias nas unidades de Estratégia de Saúde da Família, palestras, rodas de conversa, testes rápidos, serviços de beleza, entre outras atividades e serviços ofertados à população”, enfatizou.

A secretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Sônia Nantes, destacou a importância das ações durante o Outubro Rosa. “Essa campanha é muito importante para sensibilizar não só as mulheres do município, mas também os parceiros e a família sobre a prevenção ao câncer. É preciso cada vez mais enfatizar o assunto para discussão e sensibilizando a população, uma vez que a doença assola muitas famílias, causando dor física e emocional”, sublinhou.

Outubro Rosa – O nome da campanha remete à cor do laço (rosa) que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades. Durante todo o mês monumentos, instalados em todo o País, se iluminam com essa mesma cor.

Novembro Azul - A iniciativa também marcou o início das ações em prol ao movimento “Novembro Azul”, mais uma campanha desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.