Buscar

08/11/2019 às 11:10, Atualizado em 08/11/2019 às 14:11

Novembro Azul conta com atendimento noturno na ESF Santa Luzia

Podem participar da ação homens de todas as áreas de abrangência.

Cb image default
Divulgação

A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente três milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Para esse ano, são estimados mais de 68 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Frente a essa realidade e com o objetivo de estimular os homens a realizarem exames e cuidarem mais da saúde, a Prefeitura de Batayporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou mais uma edição da campanha Novembro Azul, que chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também para a saúde do homem de forma global.

Ao longo do mês uma série de atividades serão desenvolvidas como palestras, orientações, e realização testes rápidos e exames, com a proposta de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Para facilitar o acesso às ações, está sendo realizado atendimento em horário diferenciado na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) “Santa Luzia”, todas as quartas-feiras do mês, a partir das 18h. A intenção é de oferecer um horário alternativo para muitos homens que trabalham durante o dia e não tem condições de procurar o serviço no horário de expediente.

Na programação, serão realizadas palestras e orientações sobre a prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que afligem os homens, consulta médica, avaliação odontológica, realização de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B e C; atualização da caderneta de vacinação e aferição da pressão arterial.

Também será feito encaminhamento para o exame de PSA (Dosagem de Antígeno Prostático) para os homens que estão com algum sintoma ou que possuam histórico familiar da doença.

Para a secretária de Saúde Marcela Leite, o mês de novembro é uma oportunidade de conversar com os homens sobre a importância de cuidar da saúde. “Queremos alertar não só para a saúde da próstata, como também incentivar o homem a olhar mais para a sua saúde, fazer exames que podem prevenir uma série de outras doenças”, observou a Gestora.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.