Publicado em 15/10/2021 às 13:39, Atualizado em 15/10/2021 às 14:41

Mutirão ‘Cidade Limpa’ visa prevenir casos de dengue em Batayporã

Trabalho será desempenhado por um mês com cronogramas para cada região

Redação,
Cb image default
Divulgação

As secretarias municipais de Saúde e de Obras, Desenvolvimento, Econômico, Turismo e Meio Ambiente realizam mutirão de limpeza em Batayporã do dia 15 de outubro ao dia 15 de novembro. A ação conta com o trabalho dos agentes comunitários de endemias, que fiscalizam as residências e orientam os moradores. A intenção é evitar casos de dengue durante o período de chuvas e calor, característico do verão.

O cronograma de trabalho será divulgado a cada semana na página da Prefeitura no Facebook e veículos de comunicação locais. A estratégia começa nas próximas segunda e terça-feiras (18 e 19/10), nas ruas Ruas Valdir Sãovesso, Levino Lopes da Silva, Jair Abranches Mella e Arlindo Ramos.

Apenas materiais que acumulam água, como latas, garrafas, pneus, entulhos e similares serão recolhidos. “Pedimos para que a população não descarte móveis ou itens que não representam risco de focos de dengue. Nesse momento, a ação tem outro objetivo. Os mutirões gerais da Sodeta serão retomados em outra ocasião”, explicou a secretária de Saúde, Letícia Sanches.

Segundo o boletim epidemiológico da dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS), até o último dia 10 de outubro, Mato Grosso do Sul acumulava cerca de 11.228 casos prováveis da doença. Batayporã está entre os municípios classificados com baixa incidência, com cinco casos confirmados e 11 casos em análise.

“A forma mais eficaz de prevenir a dengue é não permitir que o mosquito encontre locais para se procriar. Lixo, sucata, entulho e outros materiais devem ser descartados corretamente, e os vasos de plantas precisam ser cuidados para não acumularem água. Sem água, o aedes aegypt não se desenvolve”, finalizou Letícia.