Publicado em 12/12/2025 às 13:15, Atualizado em 12/12/2025 às 17:06

Mesmo com chuva torrencial, alagamentos diminuíram significativamente na região da Lagoa do Sapo

Com mais de 130 mm de precipitação nesta sexta-feira (12), Defesa Civil monitorou região e não encontrou situações graves no município

Redação,
Cb image default
Divulgação

Batayporã registrou ao menos 133mm de chuva torrencial na madrugada desta sexta-feira (12), no período das 3h às 5h30 da manhã. A estimativa foi feita por meio de pluviômetros mecânicos instalados no município.

Diante do grande volume, algumas ruas no entorno da Lagoa do Sapo, na região central, sofreram alagamentos. Porém, após visitas e levantamento da Defesa Civil Municipal, verificou-se que não houve nenhuma situação significativa em residências ou comércios, sem qualquer necessidade de deslocamento de moradores ou de reposição de perdas materiais.

O volume da lagoa já está totalmente controlado e a normalização do nível foi considerada rápida pela Defesa Civil quando comparada às situações anteriores já enfrentadas por Batayporã, principalmente com índices pluviométricos parecidos.

“Foi realmente muita chuva. Em outros tempos, teria sido trágico, mas não encontramos nenhuma situação grave”, complementou o bombeiro militar e coordenador da Defesa Civil, Gilberto Batista dos Santos.

As obras de drenagem da Lagoa do Sapo estão em fase de conclusão e toda a rede está sendo acompanhada para efetivar possíveis adequações e avaliar o desempenho da intervenção, que já tem se mostrado muito promissora.

No momento, equipes da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo realizam trabalhos de limpeza em pontos cruciais, com a lavagem das vias e desobstrução de bueiros. Com informações da assessoria