Publicado em 05/05/2020 às 08:00, Atualizado em 04/05/2020 às 21:31

Mais de 1.300 veículos foram abordados nas barreiras sanitárias em Batayporã

As barreiras sanitárias foram montadas nas duas principais entradas da cidade.

Redação,
Cb image default
Foto - Marcos Donzeli

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 1º e 3 de maio triagens e orientações para evitar a transmissão do Covid-19 a condutores e passageiros que entraram no município nesse feriado.

As barreiras sanitárias foram montadas nas duas principais entradas da cidade, consideradas pontos estratégicos que ligam Batayporã aos estados de São Paulo e Paraná. Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e servidores de outros setores fizeram a checagem dos visitantes.

Os profissionais atuaram em sistema de turnos e equipes rotativas na orientação e fiscalização dos acessos. O bloqueio sanitário contou ainda com o reforço da Polícia Militar, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Conselho Tutelar.

Cb image default
Foto - Aline Leão

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que a estratégia adotada pelo Município registrou a entrada de 1.313 veículos. Desse total, 48 vindos de diferentes cidades sul-mato-grossenses e estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. Se computado a quantidade de pessoas dentro de cada veículo, o número chega a 2.496 indivíduos atendidos.

No ranking dos visitantes que adentraram Batayporã nesse feriado do Dia do Trabalhador, estão veículos com placas de Nova Andradina, que somaram 606. Seguido pela zona rural/Batayporã (437), Anaurilândia (283), Maringá/PR (15), Taquarussu (15), Dourados (12), Ivinhema (11), Campo Grande (8), Angélica (4) e São Paulo (3).

O coordenador de Vigilância Sanitária, Anderson Tolotti, comemora o resultado da iniciativa. “Nossa ação foi um sucesso, graças ao respaldo do prefeito Jorge Takahashi, que tem se preocupado com a saúde da população e abraçado nossas iniciativas. Orientamos os visitantes sobre sintomas e cuidados, entrevistamos, aferimos a temperatura corporal e fornecemos máscaras para aqueles que não tinham”, afirmou.

Cb image default
Foto - Marcos Donzeli

A ação preventiva foi acompanhada de perto pelo prefeito Jorge Takahashi e pela secretária de Saúde, Marcela Leite, que destacaram a importância do bloqueio sanitário a fim de evitar a propagação do vírus.

“Nós escolhemos o caminho de salvar vidas e proteger os batayporaenses. As medidas que tomamos até agora foram e são necessárias para que não haja um pico de pessoas contaminadas, todas ao mesmo tempo, em nossa cidade. Estamos trabalhando, em várias ações paralelas, para mitigar a ameaça de agentes contagiantes em nossa cidade. Essa é uma crise complexa que exige muitas ações, e a barreira sanitária foi uma delas”, enfatizou o Chefe do Executivo.

Na mesma linha, a secretária Marcela Leite acrescentou que todas as medidas são necessárias e tudo o que for possível será realizado para evitar a proliferação do coronavírus entre a comunidade.

“Nosso principal objetivo, sem dúvida, é mantermos o quadro epidemiológico inalterado e proteger a saúde da população batayporaense. Hoje as equipes de Saúde estão averiguando as residências que receberam visitantes nesse final de semana, a fim de realizar o monitoramento dessas pessoas para verificarmos se apresentam os sintomas do Covid-19 nos próximos 14 dias”, finalizou.

Com informações da assessoria