Buscar

17/12/2020 às 13:04, Atualizado em 17/12/2020 às 11:18

IVINHEMA: Pandemia fecha as portas do último cinema de rua de MS

Foram quase nove anos de funcionamento ininterruptos até março de 2020.

Cb image default
Foto - Ricardo Camara

Nesta quarta-feira, o último cinema fora de shoppings de Mato Grosso do Sul encerrou suas atividades.

O Cinelito, localizado em Ivinhema, não aguentou a pressão da pandemia que ainda assola diversos países.

Pertencente à Fundação Nelito Câmara, ele foi inaugurado em Ivinhema no dia 6 de novembro de 2011. Foram quase nove anos de funcionamento ininterruptos até março de 2020, quando por decorrência da pandemia, ele teve seus eventos suspensos.

O cinema era a casa do Festival de Cinema do Vale do Ivinhema, que está indo para sua 17ª. edição. Como espaço de arte e lazer, o cinema de rua tinha suas sessões comerciais de sexta-feira a domingo, sessões gratuitas do Cineclube Joel Pizzini e parceria com escolas e entidades da região para apresentações exclusivas. Havia também mostras temáticas em períodos específicos, como a Festa Literária, Salão de Artes e datas comemorativas.

"Desde a suspensão de suas atividades em razão da pandemia, a sala que o abriga na avenida Panamá seguiu mobiliada, alugada e pronta para voltar a suas atividades. A grande questão é que nenhum órgão sanitário pode garantir quando haverá um retorno seguro para o cinema abrir suas portas, visto que é um espaço fechado, com ar condicionado e propício à transmissão do vírus", explica o escritor e presidente da fundação Ricardo Câmara.

Os equipamentos e móveis do Cinelito foram comprados do antigo Cine Cultura de Campo Grande, a sala foi montada com as mesmas características da original e despertava muito saudosismo nos visitantes vindos da capital. Com o fechamento da sala, a estrutura será adaptada e montada em um espaço do Galpão das Artes, da própria Fundação Nelito Câmara, onde abrigará os projetos e o festival de cinema.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.