Publicado em 19/06/2019 às 17:00, Atualizado em 19/06/2019 às 16:42

Implantação de Aterro Sanitário em Batayporã é prioridade do Governo Municipal

Olegário ressaltou que os recursos já estão assegurados através da ação indenizatória da Companhia Energética de São Paulo (CESP).

Redação,
Cb image default
Divulgação

A implantação de um Aterro Sanitário em Batayporã para o tratamento do lixo e a não contaminação do solo e de recursos hídricos é um dos grandes desafios do Governo Municipal. O empreendimento está entre o planejamento estratégico da administração, visando o desenvolvimento do município, em especial a melhoria da qualidade de vida da população

Diante desse contexto, o prefeito Jorge Takahashi determinou ao titular da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA), que realizasse um levantamento para que obra, que se arrasta a mais de oito anos, seja concluída.

Segundo o titular da SODETA, Sidney Olegário, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizaram uma visita técnica no local onde será construído o aterro e mediante um levantamento preciso foi constatado algumas pendências que deverão ser sanadas. “Será necessário investimentos financeiros para a execução dos serviços, bem como alguns equipamentos a serem adquiridos”, explicou o Gestor.

Olegário ressaltou que os recursos já estão assegurados através da ação indenizatória da Companhia Energética de São Paulo (CESP) e que a expectativa é colocar o empreendimento em operação em breve. “Estamos trabalhando para que o Aterro Sanitário se transforme em realidade, melhorando assim as condições sanitárias e a proteção ao meio ambiente do nosso município. O desafio é grande, mas com determinação conseguiremos. Afinal, já estamos revitalizando o atual lixão”, enfatizou.

A geração de resíduos sólidos é uma consequência inerente da atividade humana. Atualmente, os aterros apresentam-se como uma alternativa ambientalmente adequada à disposição final de resíduos sólidos. Todavia, o projeto de um aterro exige o cumprimento de critérios de ordem técnica e legal, que envolvem a sua localização, documentação e acesso.

Fonte - Aline Leão