Buscar

07/10/2022 às 13:00, Atualizado em 07/10/2022 às 12:51

Hospital de Anaurilândia está sem médico para remoção a outros municípios "risco aos pacientes", diz diretor

O secretário disse estar ciente do problema e ressaltou que na questão do plantão médico clínico e das especialidades, a escala está normal.

Cb image default
Foto - Marcos Donzeli (arquivo Nova Noticias)

O diretor clínico do Hospital Sagrado Coração de Jesus, de Anaurilândia, registrou um boletim de ocorrência na manhã desta quinta-feira (06), e relatou a falta de médico sobreaviso para remoção e acompanhamento de pacientes para outras unidades de saúde.

Segundo o médico, responsável pela elaboração da escala de serviço de plantão e sobreaviso do hospital, devido a falta de médicos no quadro de serviços e dificuldades de contratação, o hospital atualmente não tem como manter uma escala de sobreaviso, e que quando há um atendimento que necessite de remoção com acompanhamento médico, não há profissionais de prontidão para acompanhar a remoção de pacientes para outros municípios, "colocando inclusive em risco o paciente que necessita de remoção de urgência".

O diretor do hospital ainda relata que tal dificuldade de contratar médicos se dá em virtude de baixo pagamento dos valores de plantões. O médico ressaltou ainda que a crítica situação já foi comunicada a administração do hospital, ao presidente da instituição e ao secretário de saúde do município.

O boletim foi registrado pelo médico como preservação de direito, segundo reportagem do Jornal Cenário MS.

O que diz a Secretaria de Saúde

Ao Jornal Cenário MS, o secretário de saúde do município, Guilherme Gomes Zandonadi, explicou inicialmente que o hospital é uma instituição filantrópica, que possui um convênio com o município, para repasse de verbas para custeio, sendo de total responsabilidade do hospital a contratação de funcionários.

Ao ser questionado sobre a responsabilidade do poder público, devido o Hospital Sagrado Coração de Jesus, ser o único hospital do município, o secretário disse estar ciente do problema e ressaltou que na questão do plantão médico clínico e das especialidades, a escala está normal.

"Nós da secretária estamos em contato com o hospital para solucionar esse problema e seguimos buscando novos médicos para o município. Se caso precisar com urgência, podemos disponibilizar três dos nossos servidores. A direção do hospital é responsável pela contratação dos médicos, o que podemos fazer e ajudar através da nossa parceria. No quadro municipal está tudo normalizado, temos médicos em todos os ESF e mais seis especialistas na cidade", esclareceu Zandonadi

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.