Publicado em 04/02/2020 às 07:00, Atualizado em 03/02/2020 às 18:23

Governo Municipal informatiza unidades de saúde de Batayporã

Implantação de prontuário eletrônico vai agilizar atendimento na Saúde.

Redação,
Cb image default
Foto - Marcos Donzeli

A Prefeitura de Batayporã, através da Secretaria Municipal de Saúde está implantando uma importante ferramenta para melhorar os serviços de saúde pública no município. Trata-se do Prontuário Eletrônico, que vem a atender uma das exigências do Ministério da Saúde através do e-SUS, para otimizar a gestão das informações na Atenção Primária.

Segundo a titular da pasta, Marcela Leite, todas a unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s)) receberam novos computadores, o que vai possibilitar a implantação do prontuário eletrônico. Os investimentos são do Fundo Municipal de Saúde.

A Gestora ainda disse que os profissionais de saúde de Batayporã estarão participando de uma capacitação para a implantação do novo sistema. Marcela explica que uma equipe da Fly Saúde estará no município na primeira quinzena de fevereiro treinando os profissionais, e a previsão é que até o início do mês de março o sistema já esteja em operação.

Para a Secretária, o novo sistema representa um avanço no setor de saúde pública, não só para os profissionais que atuam na área, mas, principalmente para os usuários do Sistema Único de Saúde do município. “A partir da melhoria do acesso às informações é possível planejar melhor as políticas de saúde e construir uma gestão baseada em indicadores de resultados”, frisou.

Nesta segunda-feira (3), o prefeito Jorge Takahashi e a secretária Marcela Leite oficializaram a entrega dos equipamentos na ESF Sebastião Martins de Oliveira. O ato foi acompanhado pelo presidente da Câmara, Cicero Leite, e pelo vereador Samuel Macedo.

O Chefe do Executivo destacou que o prontuário eletrônico vem trazer uma organização dentro da Saúde. “O município vem colocando ordem na casa para cumprir as novas exigências do Ministério da Saúde. Para que esse prontuário fosse uma realidade hoje, no nosso município, tivemos que investir em equipamentos e treinamentos dos nossos profissionais. Isso irá unificar as informações tanto dos pacientes da zona rural e urbana e trazer uma segurança maior aos profissionais”, enfatizou Takahashi.