Publicado em 10/09/2019 às 06:30, Atualizado em 09/09/2019 às 17:19

Festa Folclórica de Batayporã promove diversidade cultural

O evento aconteceu no final de semana.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A diversidade cultural foi celebrada na Festa Folclórica, que aconteceu na última sexta-feira (6), em Batayporã. Em sua segunda edição, o evento mostrou a cultura dos povos por meio da culinária, dança, música e artesanato.

A Avenida Brasil se transformou em um grande ponto de encontro de diferentes culturas e a decoração impecável da festa, feita com espontaneidade e criatividade, foi aprovada pela população. Cores, ritmos, sabores e culturas deram o tom do evento, possibilitando a interação desejada pela organização.

Apresentações dos estudantes das escolas municipais e estaduais, das crianças e adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e dos idosos do Projeto Conviver abrilhantaram a noite, além do show musical com Willhian Reis e Banda, que trouxe em seu repertório músicas clássicas e do momento do sertanejo brasileiro, levantando o público presente.

O prefeito Jorge Takahashi abriu o evento destacando que a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação Cultura, Esportes e Lazer é uma oportunidade única de expressão cultural e social. “Esse evento além de valorizar a diversidade e a riqueza da cultura do país em que vivemos, proporciona às instituições de ensino e aos grupos de igrejas a chance de promover seu trabalho e angariar recursos para realizar benfeitorias nas referidas unidades escolares”, afirmou.

O Chefe do Executivo agradeceu ainda a presença das autoridades presentes, do público, e enalteceu o empenho de todos os colaboradores e funcionários da administração municipal, que se dedicaram para a realização da Festa Folclórica.

Na oportunidade, a secretária Sônia Nantes ressaltou que a festividade tem como objetivo difundir a cultura, as mais variadas formas de expressão artística e folclórica, bem como levar lazer e entretenimento à população. “Esse é o momento de culminância de um trabalho que é realizado dentro das escolas, no seu dia a dia, para a valorização da cultura, das tradições e das raízes do povo brasileiro”, frisou.

Na abertura, também estavam presentes os vereadores Cacildo Paião, Denise Pesqueira e Gernino Roz, no ato representando a presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro. Ocasião em que parabenizaram a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer por fomentar a cultura no município.

A praça de alimentação, coordenada pelas unidades escolares e grupos da Renovação Carismática e Neocatecumenal da Igreja Católica, foi outro destaque da Festa Folclórica. As tendas temáticas proporcionaram uma verdadeira viagem gastronômica com uma variedade de pratos típicos (doces e salgados).

Em paralelo às apresentações culturais e artística, os artesãos do município expuseram e venderam os artesanatos produzidos por eles. Também havia tenda de leitura sobre o folclore, dos formandos de Pedagogia da Uniesp, que proporcionou um ambiente aconchegante e diferente para as crianças.

A Festa Folclórica é uma realização da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), sendo coordenada pelo Departamento de Cultura; e contou com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social (SMAS), e de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA); Câmara de Vereadores, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Pedro Kemp, Usina Laguna, Toninho Poços e PostoTigrão.

Também marcaram presença no evento os vereadores Danilo Enz, Máximo Carlos, Mauricio Ribeiro e Samuel Macedo.