Publicado em 29/10/2019 às 08:31, Atualizado em 28/10/2019 às 17:09

Estratégias Saúde da Família acolhem mulheres para rastreio do câncer de mama e colo do útero

O ponto alto da programação foi o “Dia D” de prevenção, que aconteceu no último sábado.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero foram temas constantes de uma série de atividades alusivas ao movimento Outubro Rosa. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria Especial da Mulher diversas ações foram realizadas durante o mês em Batayporã.

O ponto alto da programação foi o “Dia D” de prevenção, que aconteceu no último sábado (26), em que todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) funcionaram em horário especial para atendimento exclusivo às mulheres, que muitas vezes não conseguem acessar as unidades durante a semana.

A realização de exames preventivos de autoexame das mamas e coleta de Papanicolau, e orientações relacionadas ao tema, marcaram a mobilização do Outubro Rosa. Rodas de conversa com relatos de pacientes com câncer, sessões de maquiagem e manicure, sorteio de brindes, troca de experiências, apresentação de dança, lanche, e entrega de mimos também integram a programação.

A primeira-dama Cléia Valéria acompanhada da secretária de Saúde, Marcela Leite, e da coordenadora da Atenção Básica, Franciele de Figueiredo, conferiu pessoalmente a adesão das mulheres à campanha.

“Esse dia foi planejado com muito carinho pelas equipes de saúde para que todas as mulheres se sintam acolhidas e façam os exames de prevenção do câncer de mama e de colo de útero, tenham acesso a mais informações e aos tratamentos necessários. Nosso objetivo é fazer com que ações de conscientização com cuidados da saúde chegue ao máximo possível às mulheres do nosso município”, afirmou Cléia.

Na mesma linha, a Secretária de Saúde frisou que mais do que facilitar o acesso aos exames, abrindo o serviço no fim de semana, a iniciativa visa conscientizar sobre a importância do cuidado com o próprio corpo. “Agradeço a participação de todas, pois todo nosso esforço de trabalho só vale a pena se a população aderir às nossas ações. Contamos com as mulheres, normalmente mais atentas às questões de saúde, para disseminar a cultura da prevenção nas suas famílias e na comunidade”, enfatizou Marcela.

A Secretaria de Saúde irá disponibilizar veículo para transportar mulheres até o Centro de Diagnóstico e Prevenção ao Câncer, unidade de Nova Andradina do Hospital de Amor, para a realização de mamografia nos dias 29 e 31 de outubro.

Segundo a Gestora, nesse primeiro momento 80 mulheres que receberam encaminhamento serão submetidas ao procedimento. Àquelas que tem interesse em realizar o exame devem procurar a unidade de saúde da área de abrangência e solicitar agendamento.