Buscar

28/11/2019 às 07:30, Atualizado em 27/11/2019 às 18:54

Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina realiza treinamento de evacuação em creches de Batayporã

O treinamento foi dividido em duas partes, sendo uma teórica (no dia 23 de agosto) e outra prática (nos dias 21 e 22 de novembro).

Cb image default
Divulgação

Preocupado com a segurança de todos os membros da comunidade escolar, o Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina realizou treinamento de evacuação em duas creches no município de Batayporã.

A medida visou preparar alunos e funcionários da Escola Municipal de educação infantil Benedita Figueiró de Oliveira, unidade polo e extensão, para eventuais situações de sinistro ou pânico generalizado, como por exemplo, as originadas por incêndio, tumulto ou acidentes em geral.

O treinamento foi dividido em duas partes, sendo uma teórica (no dia 23 de agosto) e outra prática (nos dias 21 e 22 de novembro). Ministrada pelo Cabo Bombeiro Militar Márcio Pereira, a palestra teórica abordou a legislação relacionada ao assunto e sua regulamentação. A parte prática consistiu num exercício simulado de evacuação do ambiente escolar por todos alunos, professores e funcionários, de forma que o abandono fosse feito com segurança, fluidez e no menor espaço de tempo.

Aproximadamente 600 alunos de educação infantil e berçário, além de 88 funcionários e professores, participaram das atividades. O tempo total de evacuação nas escolas foi de dois minutos e quarenta e quatro segundos, o que, segundo o instrutor, está dentro do esperado. “É importante frisar que o tempo pode ser diminuído com mais treinamento e que a evacuação atendeu as premissas de segurança e rapidez ”, pontua o Cabo Márcio.

O plano de abandono aplicado às escolas teve como objetivo criar um padrão de resposta, com rotina e procedimentos, frente a cenários de possíveis incidentes, com organização de retirada e estabelecimento de pessoas encarregadas e suas responsabilidades. De acordo com o Major Pablo, comandante dos bombeiros em Nova Andradina, o treinamento frequente é a chave para o sucesso de uma evacuação. “Saber como proceder diante de uma emergência é fundamental, ainda mais em um ambiente escolar”, destaca o oficial.

No treinamento de abandono escolar os alunos e funcionários aprendem a identificar as rotas de fuga; aprendem a identificar situações de perigo nas quais precisam acionar o alarme da escola; criam uma consciência coletiva da importância do trabalho em equipe; e sentem-se preparados e confiantes para uma eventual situação real de incidente. O exercício prático de evacuação de área contou com apoio da Polícia Militar, que auxiliou nos cuidados com as crianças e com veículos que trafegavam nas ruas ao redor das creches.

Com informações da Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.