Buscar

27/09/2019 às 11:30, Atualizado em 27/09/2019 às 11:25

Conscientização sobre suicídio foi tema de reunião no paço municipal em Batayporã

O evento aconteceu no gabinete do prefeito.

Cb image default
Divulgação

Assunto destaque nos últimos anos, em especial em 2019, setembro esta sendo o mês da campanha de conscientização sobre suicídio, que traz a preocupação, pelo simples fato de que, quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) nove em dez mortes por suicido podem se evitadas, e para isso a pesquisa indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantin do ajuda e atenção adequadas.

Na manha dessa quinta-feira, o Prefeito Jorge Takahashi, reuniu seus principais assessores, coordenadores e secretariados, para falar da importância que esta sendo esta campanha em todo o Brasil, e que é dever de todos participar. Segundo o Prefeito, é preciso perder o medo de se falar sobre o assunto, considerando que o caminho é quebrar tabus e compartilhar informações, esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas que contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. “Parabenizo a organização dessa reunião, pois muito das vezes a correria do dia a dia nos faz passar despercebido da importância que é esse assunto.

O Secretário de administração, Ney Olegário, um dos organizadores do evento, lembrou dados oficiais que a em media 32 brasileiros se suicidam diariamente, e no mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes. “Temos que ficar atentos, em especial com amigos e parentes que sempre estamos próximos no dia a dia, caso ele apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos, apresenta r irritabilidade, pessimismo ou apatia, odiar a si mesmo, apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo, pode esta pessoa esta com algum problema” Concluiu Olegário.

As Secretarias Sonia Nantes (Educação) e Marcela Leite (Saúde), também contribuíram com suas palavras, “muitos das vezes as pessoas sequer sabe que pode receber apoio e que o que ela sente naquele momento pode ser evitado se conversar e desabafar com alguém, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema” Frisou Sonia.

Marcela Leite, lembrou que o dia 10 deste mês foi, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano, a Secretário disse da importância de estarmos sempre atentos a possíveis desvio de atitude de amigos e parentes. “Sabemos que em certos casos é difícil oferecer ajuda a um amigo ou familiar se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada, por este motivo é que devemos estar sempre buscando conhecimento sobre o assunto” Concluiu Marcela.

Logo após a Psicóloga Lorena Oliveira, integrante da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Batayporã, discorreu uma palestra informativa sobre o assunto a todos os servidores presentes.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.