Cinema ao ar livre, pipoca gratuita e uma experiência única de arte e sustentabilidade marcaram a agenda cultural de Batayporã na última sexta-feira (12). O CineSolarzinho – versão voltada ao público infantil do CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil – foi realizado na Escola Anízio Teixeira da Silva - Polo e reuniu um público de mais de 290 pessoas.
A programação contou com duas sessões: a primeira exibiu os curtas O resgate do Brejinho, Óleo que vira sabão, Voa, Lupita pelo mundo - Amazônia, Planeta Darwin e Penguin and Whale. Já a segunda trouxe o longa Arca de Noé, garantindo momentos de diversão e reflexão para toda a família.
Além das exibições, o público pôde conhecer o furgão do CineSolar, uma estação móvel equipada com placas fotovoltaicas, sistemas de projeção e objetos interativos que demonstram, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Fernanda Scarlat, destacou a iniciativa. “Esse tipo de parceria diversifica a nossa agenda cultural e promove aprendizados essenciais. É uma oportunidade para as crianças e famílias vivenciarem a arte de maneira inovadora e sustentável, despertando novos olhares sobre o mundo e reforçando valores que são fundamentais para o futuro", avaliou.
O evento fez parte do Circuito ENERCAN, realizado em sete cidades de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A 5ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Rouanet, com patrocínio da ENERCAN, apoio da CESP/Auren Energia e da Prefeitura de Batayporã, por meio da Secel, além da realização da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.